Inácio Arruda destaca contribuições do PCdoB para o Brasil



Primeiro orador a discursar na sessão desta quarta-feira (28) em homenagem aos 85 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o senador Inácio Arruda (CE), único representante da legenda no Senado e autor do requerimento para a realização da sessão, fez um histórico da trajetória do partido, desde sua criação, em 1922, até os dias atuais e destacou algumas de suas principais contribuições para o desenvolvimento do país.

Citando o presidente de honra do partido, João Amazonas, Inácio Arruda lembrou que o PCdoB foi a primeira agremiação a defender a reforma agrária. Ele ressaltou também a atuação importante do partido no movimento contra o nazismo durante a 2ª Guerra Mundial e na campanha "O Petróleo é Nosso", a qual resultou na criação da Petrobras.

Entre outras contribuições do PCdoB, Inácio Arrudamencionou ainda a intensa participação da bancada do partido durante a Constituinte de 1987/1988.

- Foram de iniciativa comunista importantes conquistas registradas na Constituição, como o asilo inviolável do cidadão; o direito de qualquer cidadão propor ação popular; a liberdade e a unicidade sindicais; o direito de greve; a reforma urbana; e o conceito de empresa brasileira de capital nacional- disse.

Inácio Arruda comemorou ainda decisão recente do Supremo Tribunal Federal considerando inconstitucional a cláusula de barreira, um mecanismo, na opinião do senador, "antidemocrático e que atenta contra a pluralidade de idéias".

Em aparte, Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) parabenizou Inácio Arruda pelo pronunciamento.



28/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda destaca crescimento do PCdoB, que elegeu 40 prefeitos

Inácio Arruda registra congresso do PCdoB

Inácio Arruda agradece por homenagens ao PCdoB

Inácio Arruda comemora 86 anos de fundação do PCdoB

Inácio Arruda registra realização do 12º congresso do PCdoB

PCdoB apoia a proposta salarial do governo, diz Inácio Arruda