Inácio Arruda homenageia Fortaleza, que completa 281 anos



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) homenageou Fortaleza, capital do Ceará, pelos seus 281 anos de existência, celebrados nesta sexta-feira (13). Embora tenha reconhecido e exaltado suas belezas naturais, o parlamentar criticou o modelo de desenvolvimento em curso na cidade, que fomentaria a desigualdade e a concentração de renda.

- Fortaleza continua crescendo, mas a riqueza está concentrada em uma pequena parte da cidade, enquanto a pobreza se alastra pela maior parte dela - lamentou.

Para reverter a carência em que vive grande parte da população, Inácio Arruda considera fundamental uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal. A recuperação de nove lagoas existentes na capital cearense, que costumam ter as margens ocupadas em períodos de estiagem, foi apontada como um passo para a democratização do desenvolvimento.

Embora tenha surgido como vila em 1726, Fortaleza conta hoje, segundo revelou Inácio Arruda, com 2,4 milhões de habitantes e é servida por 16 bacias hidrográficas. Por deter uma das maiores jazidas de energia eólica do país, foi classificada pelo historiador Liberal de Castro no livro Fatores de Localização e Expansão da Cidade de Fortaleza como "dádiva dos ventos". Vários trechos da publicação foram lidos pelo parlamentar em Plenário nesta quinta-feira (12). O senador Mão Santa (PMDB-PI) também se associou à homenagem à capital do Ceará.



12/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda homenageia Fortaleza pelos 284 anos

Inácio Arruda ressalta força dos cearenses ao comemorar os 285 anos de Fortaleza

Inácio Arruda homenageia Oscar Niemeyer por seus 104 anos

Inácio Arruda anuncia obras de drenagem em Fortaleza

Inácio Arruda anuncia realização de evento cultural nacional em Fortaleza

Inácio Arruda comemora investimento na linha leste do metrô de Fortaleza