Inácio Arruda parabeniza embaixador Roberto Azevêdo por vitória na OMC
Durante pronunciamento em Plenário, nesta terça-feira (7), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) parabenizou o embaixador Roberto Azevêdo pela vitória na eleição para diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). O parlamentar afirmou que essa escolha reflete o prestígio do Brasil, da presidente Dilma Rousseff e os méritos pessoais e profissionais do embaixador.
Ao destacar as qualidades de Roberto Azevêdo, o senador lembrou que foram mais de 30 anos de carreira representando o Brasil no exterior, sempre como negociador experiente e hábil, com “trânsito fácil com todos os principais atores da OMC, independentemente do seu nível de desenvolvimento”.
Inácio Arruda, que informou ter acompanhado com entusiasmo a campanha do diplomata e do trabalho de convencimento de representantes de outros países, disse acreditar na capacidade do embaixador brasileiro de reativar negociações comerciais para a renovação do multilateralismo econômico.
O parlamentar ainda acrescentou que a OMC precisava da liderança de uma nação ascendente como o Brasil.
- A Organização Mundial do Comércio necessita agora de uma liderança revitalizada, capaz de ajudar seus membros a destravarem a famosa Rodada de Doha como uma genuína rodada do desenvolvimento com resultados equilibrados e benéficos para todos os países – disse.
Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou que o resultado da eleição consagra o valor profissional da diplomacia no país, projetado no cenário internacional, e que agora tem mais condições de vencer a barreira contra o protecionismo imposto, principalmente pela Europa, contra os produtos agrícolas brasileiros e de toda a América Latina.
07/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acordos regionais de comércio não representam fim do multilateralismo, diz Roberto Azevêdo
Vídeo | OMC precisa mudar sua forma de atuar, diz Roberto Azevêdo
Vanessa Grazziotin registra pesar pelo falecimento de Francisco Lopes de Arruda, pai do senador Inácio Arruda
Eleito diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo participará de audiência no Senado
Rollemberg comemora eleição de Roberto Azevedo para a direção-geral da OMC
Roberto Azevêdo diz que assume direção da OMC em momento crítico e pede apoio do Congresso