Inácio Arruda: Presidencialismo brasileiro atrofia o Legislativo



Ao participar do ciclo de debates O Poder Legislativo no Mundo Contemporâneo, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) declarou que o sistema de governo existente no Brasil "atrofia o Congresso Nacional e, portanto, atrofia a representação política". O parlamentar disse ainda que é preciso desenvolver no país "não apenas democracia política, mas também econômica". Ele fez essas afirmações na manhã desta terça-feira (25), durante encontro no qual também estavam presentes os cientistas políticos Fábio Wanderley Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Lúcio Rennó, da Universidade de Brasília; e o consultor legislativo do Senado Marcos José Mendes.

Segundo Inácio Arruda, "o presidencialismo tem uma força brutal no Brasil, e esse modelo atropela o Legislativo". Ele defendeu a importância do Congresso Nacional como instância de representação política, argumentando que o Legislativo federal, em contraste com os Poderes Executivo e Judiciário, é a instância "na qual a representação é mais abrangente e em que há pluralidade". O senador lembrou que várias correntes de opinião têm assento no Congresso, como os ruralistas, os sem-terra, o patronato e os aposentados.

- No entanto, chegou-se a um ponto em que até o Judiciário atua como legislador - lamentou o parlamentar.

Inácio Arruda disse ainda que "é preciso aperfeiçoar a democracia de tal sorte que se garanta a elevação da renda da população e que haja mais distribuição de renda". Nesse sentido, ele questionou se "apenas a representação política é capaz de fortalecer a democracia".

- Creio que é preciso um salto que permita o desenvolvimento da democracia econômica - afirmou.

O ciclo de debates O Poder Legislativo no Mundo Contemporâneo, promovido pelo Senado, foi iniciado no último dia 18, com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e termina nesta quarta-feira (26) - quando está prevista a participação, entre outros, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e do cientista político Fabiano Santos.



25/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda: Legislativo deve incluir na pauta temas cobrados por manifestantes

O povo brasileiro ajudou a construir a Constituição, diz Inácio Arruda

Inácio Arruda: "precisamos destravar e desconcentrar o desenvolvimento brasileiro"

Vanessa Grazziotin registra pesar pelo falecimento de Francisco Lopes de Arruda, pai do senador Inácio Arruda

Inácio Arruda saúda Garibaldi

Inácio Arruda se diz surpreso com as abstenções