Inácio Arruda reforça apelo da filha de Prestes a Lula em favor de Battisti



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) reforçou, em pronunciamento nesta quarta-feira (18), o apelo feito pela filha do falecido líder comunista Luiz Carlos Prestes, Ana Leocádia, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor do italiano Cesare Battisti. Condenado pela Justiça italiana por quatro assassinatos cometidos na década de 70, quando militava em uma organização de esquerda, Battisti teve sua extradição pedida pela Itália e aprovada nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Inácio Arruda atribuiu a decisão do Supremo também à pressão exercida pela mídia. Ele recordou as palavras do ministro Ricardo Lewandowski: "o Supremo Tribunal Federal estava decidindo em função da pressão midiática".

- Não era uma pressão popular; não foi um cerco ao Supremo Tribunal Federal, mas uma pressão direta de órgãos e veículos de comunicação do Brasil - afirmou.

Na defesa do asilo à Battisti, Inácio Arruda salientou que a luta entre os partidos de esquerda e de direita na Itália dos anos 70 levou a "escolhas equivocadas" feitas por um grupo político que queria assumir o poder. No Brasil, recordou, também ocorria na ocasião forte enfrentamento de movimentos contrários à ditadura militar, em favor da democracia e de um Estado não subordinado.

Inácio Arruda disse que se Olga Benário, mãe de Ana Leocádia e companheira de Prestes, estivesse viva hoje, seria entregue novamente aos nazistas como, de fato, aconteceu durante a ditadura de Getúlio Vargas.

Obras no Ceará

O parlamentar fez outro apelo ao governo para que adote as medidas necessárias para dar andamento a duas obras no Ceará. Trata-se da Refinaria Prêmio 2 no Complexo Portuário de Pecém e de uma siderúrgica, a ser construída pela iniciativa privada. Ambas requerem, segundo o senador, incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura. Essas obras, salientou, promoverão a geração de emprego e renda na região.

Mahmud Habas

Inácio Arruda apresentou requerimento, aprovado em seguida pelo Plenário, para que uma comitiva composta por cinco senadores acompanhe a visita do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Habas, ao Brasil, nos próximos dias 19 e 20, em Salvador (BA).



18/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda defende Cesare Battisti e homenageia Yasser Arafat

Inácio Arruda apresenta projeto para anular cassação de Prestes em 1948

Inácio Arruda diz que Rondon e a Coluna Prestes tinham o objetivo de integrar o país

Mário Couto critica Lula e faz apelo em favor dos aposentados

Inácio Arruda registra titulação de Lula na Inglaterra

Inácio Arruda vê preconceito em denúncias contra Lula