Inácio Arruda apresenta projeto para anular cassação de Prestes em 1948



O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) anunciou, em discurso nesta terça-feira (13), a apresentação de projeto de resolução para que o Senado corrija um erro histórico: declare nula a Resolução da Mesa adotada em 9 de janeiro de 1948, que extinguiu o mandato do senador Luís Carlos Prestes (1898-1990) e de seu suplente, após a cassação do registro do Partido Comunista do Brasil.

O pedido foi feito pela viúva do ex-senador, Maria Prestes, durante a cerimônia de premiação do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, ocorrida nesta manhã. Maria Prestes foi uma das agraciadas com o prêmio, e pediu aos parlamentares tal reparação, sugestão acatada pelo senador Inácio.

Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) sugeriu ainda que na próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), os senadores também sugiram a aprovação de outra proposta: a que modifica o nome de uma das alas do Senado de Filinto Müller para Luís Carlos Prestes. Em vez de homenagear Filinto Müller (1900-1973), que foi chefe da polícia política entre 1933 e 1942, durante a ditadura de Getúlio Vargas, e deu apoio, como senador, ao regime militar (de 1964 a 1985), a ala do Senado teria o nome do líder comunista Luís Carlos Prestes. O projeto é de autoria da senadora Ana Rita (PT-ES).



13/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda reforça apelo da filha de Prestes a Lula em favor de Battisti

Inácio Arruda diz que Rondon e a Coluna Prestes tinham o objetivo de integrar o país

Inácio Arruda apresenta proposta para facilitar prevenção do câncer de mama

Inácio Arruda apresenta anteprojeto com marco legal para atuação das ONGs

Renan apresenta projeto de decreto legislativo para anular decisão do TSE

Inácio Arruda defende admissibilidade da MP da Copa e apresenta emenda de redação