Inácio Arruda relata participação em Fórum Social Mundial no Senegal




O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), em discurso nesta terça-feira (15), fez um relato de sua participação no Fórum Social Mundial, realizado em Dakar, no Senegal, e destacou a aproximação e interação entre os africanos e os brasileiros, que em sua opinião, cresceu durante gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inácio mencionou as duas mesas das quais participou, a primeira com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre as relações Brasil-África. O parlamentar anunciou que o Brasil estuda a possibilidade de estender o Programa Universidade para Todos (Prouni) para os africanos que estão estudando nas universidades brasileiras.

Ao falar sobre o painel que tratou da reforma urbana, Inácio Arruda defendeu a participação das regiões mais desenvolvidas e autônomas da África no auxílio às regiões, especialmente do norte, que sofrem com problemas cruciais como a falta de água tratada para beber, até mesmo nas grandes cidades, esgotamento sanitário, dragagem e drenagem urbana dos rios, tratamento de lixo, escola, educação, saúde e energia. Inácio Arruda acrescentou que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pode auxiliar na produção de soja naquele continente.

O senador também criticou o que chamou de interferência das grandes potências mundiais, como Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha no norte da África e no Oriente Médio.

- Controlam a precária produção de energia, vendem os alimentos, controlam boa parte da distribuição de água e criam dificuldades para o desenvolvimento daquela região, não permitindo o alcance de sua autonomia e evitando o estabelecimento de uma relação Sul-Sul e Sul-Norte em outro patamar, mais elevado para quem fala em direitos humanos e civilização - frisou.

Orçamento

Inácio Arruda disse ainda que não há motivos para sustos com a decisão da presidente Dilma Rousseff de fazer um corte de R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011,porque não há nenhum prejuízo para os investimentos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele lembrou que em 2010 o orçamento sofreu um corte R$ 40 bilhões, semelhante ao anunciado pela presidente para este ano

- O país vai continuar crescendo, vai continuar se desenvolvendo - disse.



15/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda relata participação em congresso da esquerda colombiana

Inácio Arruda comenta participação na Conferência Mundial da Paz, em Caracas

Sérgio Souza relata participação no Fórum Mundial da Água

Jefferson Praia relata participação no 5º Fórum Urbano Mundial

Paim relata resultados do Fórum Social Mundial Temático

Paim faz balanço de sua participação no Fórum Social Mundial