Inácio Arruda relata participação em congresso da esquerda colombiana
Em discurso nesta quinta-feira (23), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) fez um relato de sua participação no 2º Congresso do Polo Democrático Alternativo, promovido por uma ampla frente partidária da esquerda colombiana, em Bogotá. O congresso ocorreu entre 26 e 28 de fevereiro e reuniu cerca de 1.500 participantes.
O senador disse que a situação política na Colômbia é delicada, pois há 50 anos o país vem enfrentando uma "verdadeira guerra civil" envolvendo o governo, grupos guerrilheiros como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ), traficantes de armas e drogas, organizações mafiosas e grupos paramilitares.
- Não há nação mais comprometida com o processo de paz colombiano do que o Brasil - disse o senador, acrescentando que o Brasil sabe que a sua contribuição para a paz na Colômbia ajuda toda a América do Sul.
Inácio Arruda informou ter se encontrado com a senadora colombiana Piedad Córdoba, que visitará o Brasil na próxima semana. Ela chega ao país na segunda-feira (27) e, na terça-feira (28), participará de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A senadora, disse Inácio Arruda, é uma das principais interlocutoras do governo colombiano com as Farc.
Piedad vem ao Brasil para divulgar o movimento Colombianas e Colombianos pela Paz, que defende entendimentos pacíficos entre as Farc e o governo colombiano, visando o resgate de reféns. Ela foi inclusive indicada para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz de 2009 e, de acordo com Inácio Arruda, elogiou o papel do governo brasileiro de apoio às negociações para a libertação de prisioneiros da guerrilha.
23/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda relata participação em Fórum Social Mundial no Senegal
Inácio Arruda comenta participação no 42º Congresso do Partido Comunista da Ucrânia
Inácio Arruda relata visita à obra de transposição do Rio São Francisco
Inácio Arruda relata visita a obras da Ferrovia Transnordestina
Inácio Arruda registra participação em encontro de cúpula da Celac
Inácio Arruda comenta participação na Conferência Mundial da Paz, em Caracas