Inadimplência de empresas começa ano em queda pela primeira vez desde 2006



A inadimplência das empresas brasileiras caiu 0,8% em janeiro de 2011, em comparação com dezembro do ano anterior. É a primeira vez que o índice inicia o ano em queda desde 2006. As informações fazem parte do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, divulgado nesta sexta-feira (25).

O resultado foi puxado pela queda de 1% na inadimplência das pequenas empresas, as únicas que reduziram suas dívidas em atraso no primeiro mês de 2011. De acordo com comunicado dos economistas da Serasa, “isto se deve ao fato de a maior parte de seus negócios [das pequenas empresas] estarem em serviços e comércio, segmentos de transações de menor valor, em que a demanda do consumidor ainda se mantém alta”.

Por outro lado, a inadimplência das médias empresas cresceu 2% no mês, enquanto a das grandes teve aumento de 5,1%.

A Serasa também creditou a queda geral da inadimplência das empresas, entre outros fatores, ao crescimento da economia do País em 2010. “A queda na inadimplência das empresas deve-se ao forte crescimento da economia no ano passado, que gerou maior consumo e, consequentemente, aumento da produção.”

Na comparação entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011, a inadimplência das empresas caiu 2,1%. Neste caso, o resultado foi puxado pelas grandes empresas, que reduziram em 12,6% suas dívidas em atraso.


Fonte:
Agência Brasil



25/02/2011 18:07


Artigos Relacionados


Inadimplência das empresas fecha 2010 com queda de 5,3%

Inadimplência do consumidor tem primeira queda em 14 anos, revela Serasa Experian

Inadimplência das empresas tem queda de 2,1% de agosto para setembro, diz Serara

Inadimplência das empresas tem segunda queda seguida em fevereiro, diz Serasa

Inadimplência do consumidor registra em setembro primeira queda após seis altas seguidas

Inadimplência nas empresas tem maior queda em 3 anos, revela Serasa Experian