Inadimplência do consumidor tem primeira queda em 14 anos, revela Serasa Experian



A inadimplência do consumidor acumulou uma queda de 2% em 2013, na comparação com o ano anterior, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta terça-feira (21). É o primeiro declínio no acumulado anual registrado pelo indicador desde o início da sua série histórica, em 2000. No ano anterior, o indicador havia aumentado 15%. 

Na variação anual – dezembro de 2013 contra o mesmo mês de 2012 – o indicador também caiu 6,5%, sendo esta a sétima queda mensal consecutiva na comparação interanual. 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a manutenção de baixas taxas de desemprego ao longo de 2013, o maior rigor na concessão de crédito por parte das instituições financeiras e a maior preocupação dos consumidores em quitar suas dívidas em vez de assumirem novos financiamentos, impulsionaram o recuo da inadimplência durante o ano passado. 

A queda de 2,0% na inadimplência dos consumidores em 2013 foi puxada pelo recuo de 9,4% no volume de cheques devolvidos (2ª devolução por falta de fundos) e pela queda de 4,8% na inadimplência das dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água, etc.). Já junto aos bancos, a inadimplência em 2013 subiu 0,6%, ao passo que o ano passado também presenciou uma alta de 5,8% no volume de títulos protestados. 

Dezembro de 2013 

Em dezembro de 2013, na comparação com o mês anterior (novembro), a inadimplência do consumidor registrou alta de 2,7%. As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os cheques sem fundos apresentaram variações positivas de 6,9% e 4,0% e contribuições de 2,9 p.p. e 0,4 p.p.. 

Já a inadimplência com os bancos e os títulos protestados registraram variações negativas de 1,2% e 6,1% e contribuições negativas de 0,5 p.p. e 0,1 p.p. em dezembro de 2013. 

Valor médio dos títulos protestados encerra 2013 em queda 

O valor médio dos títulos protestados fechou 2013 com queda de 4,5%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou também a Serasa.   

As dívidas não bancárias também caíram 2,3%. Já os cheques sem fundos encerraram 2013 com alta de 7,9%. As dívidas com os bancos não apresentaram variação. 

Fonte: Portal Brasil com informações da Serasa Experian 



21/01/2014 11:59


Artigos Relacionados


Inadimplência nas empresas tem maior queda em 3 anos, revela Serasa Experian

Inadimplência do consumidor tem 3ª queda mensal seguida, segundo Serasa Experian

Inadimplência do consumidor aumenta 21,4% no primeiro trimestre, diz Serasa Experian

Comércio tem o melhor Natal dos últimos seis anos, revela Serasa Experian

Inadimplência do consumidor sobe 4,9% em março e registra a primeira alta do ano, diz Serasa

Inadimplência das empresas aumenta 10,2% em novembro, diz Serasa Experian