Inadimplência do consumidor aumenta 21,4% no primeiro trimestre, diz Serasa Experian
O Serasa Experian divulgou nesta sexta-feira (8) seu Indicador de Inadimplência do Consumidor. De acordo com o levantamento, o número de consumidores que não honraram suas dívidas aumentou 21,4% no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2010. Em março, o índice subiu 3,5% na comparação com fevereiro e 14,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Os cheques sem fundos foram os principais responsáveis pelo crescimento do índice em março, com alta de 24,6%, seguidos pelas dívidas com os bancos (aumento de 3,4%) e títulos protestados (alta de 7,8%). Já as dívidas não bancárias (cartões de crédito e financeiras, lojas em geral e empresas prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) tiveram queda de 2,8%.
No primeiro trimestre de 2011, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor médio das dívidas não bancárias teve queda de 16,5%. As dívidas com os bancos também apresentaram recuo de 7,3%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos tiveram crescimento de 5,8% e 6,1%, respectivamente.
Segundo a Serasa Experian, o aumento da inadimplência é decorrente de fatores sazonais como o pagamento da última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a compra material escolar e despesas de férias e carnaval no orçamento familiar. Além disso, “a ampliação do endividamento do consumidor ao longo dos últimos dois anos e o crescimento da inflação no começo de 2011 estão gerando dificuldades para os consumidores honrarem seus compromissos assumidos”, destaca a entidade.
Fonte:
Agência Brasil
08/04/2011 18:47
Artigos Relacionados
Inadimplência das empresas aumenta 10,2% em novembro, diz Serasa Experian
Inadimplência do consumidor tem primeira queda em 14 anos, revela Serasa Experian
Inadimplência do consumidor tem 3ª queda mensal seguida, segundo Serasa Experian
Risco de inadimplência do consumidor sobe no segundo trimestre do ano, diz Serasa
Inadimplência das empresas cresce 1,5% no primeiro trimestre, indica Serasa
Inadimplência nas empresas tem maior queda em 3 anos, revela Serasa Experian