Inaugurada exposição de telas especiais para deficientes visuais
Uma exposição na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, no Senado Federal, inaugurada nesta quarta-feira (3), pretende tornar a arte visual acessível aos deficientes visuais. Com o título Olhos da Alma - Artes visuais para deficientes visuais, as obras da artista plástica Cristina Portella privilegiam os sentidos tátil, olfativo e auditivo.
Na exposição há também, como proposta de arte educativa, explicações sobre os peixes da Amazônia - o tema da mostra - em português e em braile. Em frente a uma das 14 telas foram colocadas folhas secas no chão, recolhidas do habitat natural dos peixes. Ao serem pisadas, elas ressoam e dão mais realidade à mostra.
A exposição já esteve em Tóquio (Japão), em Paris (França) e em 14 estados brasileiros. Em todos esses locais, Cristina Portela pôde perceber boas reações do público com deficiência visual.
- Eles gostam muito, pois têm a oportunidade de irem a uma exposição - comentou.
A cerimônia de inauguração da exposição contou com a presença do 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), do 1º secretário, Romeu Tuma (PFL-SP), e dos senadores Efraim Morais (PFL-PB) e Flávio Arns (PT-PR). A exposição foi instalada a convite do senador Romeu Tuma, por iniciativa do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). As obras ficam expostas até dia 15 de dezembro.
03/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Exposição reúne fotos tiradas por deficientes visuais
Cédulas poderão ter identificação para deficientes visuais
MEC afirma que vai manter aulas para deficientes visuais e auditivos no RJ
Alunos da Etec projetam semáforo para deficientes visuais
Campanha nacional para deficientes visuais é lançada em São Paulo
Governo do Estado apóia portal para deficientes visuais