Ministério mostra experiência de justiça colaborativa em evento
O secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marcelo Vieira, participou nesta quarta-feira (16) do X Congresso Nacional de Defensores Públicos. O tema do encontro, que segue até 18 de novembro, é Erradicação da Pobreza na Atuação da Defensoria Pública: As Várias Dimensões do Acesso à Justiça.
Foram convidados defensores públicos, profissionais da área jurídica, acadêmicos e demais operadores do direito do Brasil e da América Latina para debater temas relativos à atuação da defensoria. O espaço é dedicado ao diálogo com a sociedade civil, à articulação de ações conjuntas entre as Defensorias Públicas Estaduais, à troca de experiências, ao aprimoramento científico, à definição de diretrizes para o próximo ano e de divulgação do trabalho já realizado.
Marcelo Vieira participa do painel Mecanismos de Participação Social no Sistema de Justiça, em que se discutirá de que forma a população pode contribuir e tem participado de decisões sobre a atuação do Judiciário.
Um exemplo disso é o modelo de justiça colaborativa, que foi adotado para se definir como seria a atuação da Casa de Direitos, equipamento público, ainda em fase de instalação, que vai funcionar nas comunidades do Rio de Janeiro para prestar assistência jurídica à população.
Antes foram realizadas audiências públicas com a comunidade para identificar quais eram as principais demandas e assim oferecer os atendimentos da forma mais adequada à realidade local. A Casa de Direitos é um projeto articulado pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça em parceria com o governo do Rio de Janeiro.
Fonte:
Ministério da Justiça
16/11/2011 18:09
Artigos Relacionados
Ministério da Justiça apresenta experiência brasileira sobre migração no Chile
Ministério da Justiça realiza evento sobre redução de homicídios
Evento destaca experiência agroecológica em assentamentos
Brasil mostra na Alemanha experiência no combate à desertificação
Conferência internacional de sustentabilidade mostra experiência brasileira
Comissão de Educação mostra experiência da biodança na escola