Livro reúne dicas para inclusão de pessoas com deficiência



Livro da jornalista Claudia Matarazzo Vai encarar? - a nação (quase) invisível de pessoas com deficiência, que trata dos problemas relacionados às pessoas com deficiência, será lançado nesta quarta-feira (24), às 18h30, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal. A obra aborda as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam, bem como apresenta sugestões simples, tanto à sociedade como ao Estado, para facilitar o cotidiano dessa população.

De acordo com o Censo de 2000, são mais de 30 milhões de brasileiros que apresentam alguma deficiência, o que representa 14,5% da população. Desse total, 48% são deficientes visuais, 27% têm deficiência física ou mobilidade reduzida, 16% possuem algum tipo de deficiência mental e 8% são deficientes auditivos.

A obra de Claudia Matarazzo traz dicas simples de como receber um amigo ou profissional com deficiência em casa ou na empresa, sobre adaptações ao ambiente e em relação a namoro e vida sexual. Também apresenta informações sobre o papel do Estado na inclusão social e dados que revelam o cenário brasileiro frente a essa questão.

A autora aborda ainda a moda adaptada, uma das maiores queixas dessa população. Ela salienta que não há nenhuma confecção brasileira interessada em produzir para essas pessoas.



22/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inclusão profissional de pessoas com deficiência é tema de livro

Livro sobre inclusão de pessoas com deficiência é lançado no Senado

Inaugurado centro para inclusão de pessoas com deficiência

Memorial da Inclusão realiza oficina para pessoas com deficiência

Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência abre inscrições para servidores

Garibaldi destaca importância da Pestalozzi para a inclusão das pessoas com deficiência