Inaugurado laboratório contra lavagem de dinheiro
Em solenidade realizada nesta segunda-feira (10), no auditório do edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) oficializou a implantação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), com a presença do coordenador da Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Justiça, Roberto Zaina.
A Rede, criada em 2006 por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), é coordenada pelo Ministério da Justiça por intermédio do Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado à Secretaria Nacional de Justiça.
O MJ é o responsável pela entrega dos equipamentos (softwares e hardwares), treinamento de pessoal no manuseio das ferramentas tecnológicas e capacitação em técnicas de análise.
Segundo Roberto Zaina, estão em funcionamento 20 laboratórios em todo o Brasil. Em abril, outros 15 serão inaugurados. Até o final do ano será um total de 43 laboratórios espalhados por todas as unidades da Federação. Em algumas unidades, há mais de um laboratório, como é o caso do Distrito Federal, com cinco, e São Paulo, com quatro.
“Estamos consolidando uma nova cultura investigativa no Brasil de não se contentar apenas com as prisões dos envolvidos com a lavagem de dinheiro. Temos que desarticular o criminoso e sua organização, recuperando o patrimônio e os ativos financeiros para o estado”, aponta o coordenador da rede de laboratórios.
Fonte:
Ministério da Justiça
10/02/2014 19:23
Artigos Relacionados
Pernambuco ganha laboratório contra lavagem de dinheiro
Mato Grosso recebe laboratório contra lavagem de dinheiro
Receita Federal instala laboratório contra lavagem de dinheiro
Mato Grosso do Sul recebe laboratório contra lavagem de dinheiro
Amapá inaugura laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro
Ministério Público do Paraná terá laboratório contra lavagem de dinheiro