Mato Grosso do Sul recebe laboratório contra lavagem de dinheiro
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul inaugurou, nesta terça-feira (25), sua unidade de Laboratório Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). Com isso, o estado passa a integrar a Rede-LAB do Ministério da Justiça.
O LAB-LD possui alta tecnologia, opera de forma técnica e científica e tem como alvo rastrear dinheiro e bens adquiridos pelas organizações criminosas que agem no País.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, o laboratório fará análise de dados significativos de quebras de sigilo fiscal, bancário, telefônico e fiscal. “A unidade produz conhecimento e, por vezes, provas que vão subsidiar o inquérito policial”, explica.
O delegado-geral da Polícia Civil do MS, Jorge Razanauskas, enfatiza que as organizações criminosas cada vez mais aprimoram e inova as atividades ilícitas. “Com o laboratório teremos provas concretas para demonstrar essas atividades”, comenta.
Roberto Zaina, coordenador da Rede-LAB do MJ, ressaltou que com esse Laboratório será possível o combate às fraudes em licitações, desvio de verba pública e outros crimes ligados à corrupção e lavagem de dinheiro. “É possível levantar todo o patrimônio ilícito, e o mais importante é que o dinheiro poderá retornar aos cofres públicos”, destacou.
O LAB-LD foi o 33º laboratório inaugurado no País. Até o final de 2014, 43 unidades serão implantados em todas as unidades da Federação.
Fonte:
Ministério da Justiça
25/02/2014 20:19
Artigos Relacionados
Mato Grosso do Sul recebe laboratório contra lavagem de dinheiro
Inaugurado laboratório contra lavagem de dinheiro
Pernambuco ganha laboratório contra lavagem de dinheiro
Receita Federal instala laboratório contra lavagem de dinheiro
Amapá inaugura laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro
Ministério Público do Paraná terá laboratório contra lavagem de dinheiro