Incentivo: Secretaria desenvolve o turismo regional
Mais de 400 conselheiros regionais de turismo participaram do Programa de Qualificação
Cerca de 440 conselheiros regionais de turismo paulistas participaram do Programa de Qualificação em Planejamento Estratégico do Turismo, organizado pela Secretaria de Turismo e aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Durante o evento, foi apresentado, em primeira mão, o novo portal da secretaria, que deve ser concluído em breve. A finalidade do programa é qualificar cada vez mais as pessoas envolvidas no setor. O objetivo é o incremento do turismo no Estado, que é o mais completo em potencialidades e atrativos turísticos do País. Foram ressaltados o papel e as atribuições dos Conselhos Regionais do Turismo Paulista, em favor do crescimento do segmento.
Algumas das palestras foram Marketing, Promoção e Divulgação do Turismo (apresentada pelo professor Adalberto Belloumini), Turismo no Cenário Macroeconômico (professor Marcos Cintra, vice-presidente da FGV), Destinos e Roteiros Turísticos (José Zuquim, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa) e Planejamento Estratégico do Turismo (professor Marcus Torquato).
O planejamento e as ações dos conselhos regionais e a produção do material de orientação para as atividades futuras desses organismos estiveram na pauta. Durante parte dos trabalhos, os conselheiros se reuniram por macrorregiões estaduais, debatendo e analisando (sob a orientação de professores da FGV) planejamentos estratégicos em turismo.
Órgãos querem desenvolver atividade turística
São Paulo tem oito conselhos regionais de turismo, um para cada macrorregião na qual foi dividido o Estado. Criados em março pela Secretaria de Turismo, esses órgãos públicos, de caráter consultivo e deliberativo, têm o propósito de organizar e promover o crescimento da atividade. A constituição dos conselhos regionais é uma decorrência do Programa Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista, que deu prioridade à interiorização e regionalização, por intermédio de gestão descentralizada. A partir de agora, todos os planos, programas e projetos relacionados ao turismo regional devem ser analisados, coordenados e organizados por tais órgãos. Eles devem encaminhar ao Conselho Estadual de Turismo todas as sugestões para melhoria do desempenho da atividade.
É tarefa dos conselheiros é estimular ações de conscientização sobre as potencialidades do turismo, visando ao desenvolvimento socioeconômico, à geração de emprego e renda, e à melhoria da qualidade de vida da população. Promover a criação de novos conselhos municipai
05/26/2006
Artigos Relacionados
Agricultura: Pólo Regional desenvolve projeto para capacitar estudantes de Medicina Veterinária
Museu Emílio Goeldi desenvolve turismo no Pará
Turismo: Secretaria abre inscrições para curso de MBA de Economia e Negócios em Turismo
Turismo: Secretaria abre inscrições para curso de MBA de Economia e Negócios em Turismo
Secretaria da Habitação desenvolve Projeto Cidadania
Americana é destaque no turismo regional