Museu Emílio Goeldi desenvolve turismo no Pará



 

O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), em Belém (PA), é considerado pelo Ministério do Turismo (MTur) um dos 65 destinos turísticos indutores do desenvolvimento turístico regional.

Segundo a pasta federal, tais locais "são aqueles que possuem infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados que se caracterizam como núcleo receptor e distribuidor de fluxos turísticos”.

Saiba mais

Foram selecionadas 28 práticas adotadas pelos destinos que tivessem ligação direta e indireta com a atividade turística, dentre elas, o Coletivo Criar Amazônia, de Belém. A lojinha vende produtos com temas relacionados à Exposição Visões – A Arte Rupestre de Monte Alegre, disponível para visitação pública no pavilhão de exposições Domingos Soares Ferreira Penna, mais conhecido como a Rocinha, do Museu Goeldi.

O Coletivo Criar Amazônia tem como ponto de partida o projeto Arte Rupestre em Monte Alegre: Difusão e Memória do Patrimônio Arqueológico, coordenado pela pesquisadora Edithe Pereira, do MPEG. É formado por representantes de quatro marcas paraenses que têm como foco a economia criativa buscando desenvolver produtos com diferencial artesanal, alinhados à sustentabilidade, à história, à ciência e à cultura. O coletivo produz acessórios, joias e camisetas.

Documento oficial

O Ministério do Turismo desenvolve anualmente o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com execução da Fundação Getúlio Vargas. Os resultados são publicados no Relatório Brasil, documento que apresenta os resultados de diversos aspectos dos destinos pesquisados, entre os quais os econômicos, os sociais e os ambientais. A Criar Amazônia foi incluída no critério de atividade que contribui para o desenvolvimento da localidade pesquisada, pelo seu caráter inovador e pela possibilidade de aplicação em outros destinos.

A pesquisadora Vera Guapindaia, do Museu Goeldi, e a representante do coletivo Giseli Moreira participarão da cerimônia de lançamento do documento em Brasília na segunda-feira (2), com a presença de governadores, prefeitos e demais autoridades envolvidas.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



29/11/2013 17:53


Artigos Relacionados


CAS DISCUTE SOLUÇÕES PARA O MUSEU EMÍLIO GOELDI

CAS FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR MUSEU EMÍLIO GOELDI

CAS DISCUTIRÁ SITUAÇÃO DO MUSEU EMÍLIO GOELDI

CAS DISCUTIRÁ SITUAÇÃO DO MUSEU EMÍLIO GOELDI

CAS ANTECIPA AUDIÊNCIA SOBRE MUSEU EMÍLIO GOELDI

Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi é reconduzido ao cargo