Inclusão de pessoas com deficiência exige educação e capacitação, afirmam debatedores
Ao apontar as dificuldades para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, Janilton Fernandes Lima, representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lembrou que a lei que trata do assunto já tem 20 anos. Ele se referia à Lei 8.213, de 1991, que fixa a cota mínima de pessoas com deficiência a serem contratadas pelas empresas com 100 ou mais empregados.
- Não dá para falar em inclusão das pessoas com deficiência sem que haja investimentos em educação e capacitação - declarou ele há pouco, em audiência pública no Senado.
Esse mesmo argumento foi apresentado pela procuradora do Trabalho Andrea Nice Silveira Lopes. Ela acrescentou que muitas vagas reservadas a pessoas com deficiências - tanto no setor público como no setor privado - não são preenchidas devido à falta de pessoal qualificado.
A dificuldade na implementação da lei, segundo Janilton Fernandes Lima, também se deve ao fato de que "ela veio de cima para baixo". Ele defendeu mais diálogo na adoção de medidas do gênero, usando como exemplo as recentes alterações nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Janilton afirmou que uma dessas modificações garante que os deficientes possam trabalhar e, ao mesmo tempo, receber o BPC - questão que até então era polêmica.
- E essa mudança veio de baixo para cima, após discussões e audiências aqui no Congresso - ressaltou.
A audiência pública - que acontece agora na sala 9 da Ala Alexandre Costa - épromovida pela Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, que integra a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).Mais informações a seguir
19/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Empresário não encontra pessoas com deficiência preparadas para o mercado de trabalho, afirmam especialistas
Debatedores criticam fim das escolas especiais para pessoas com deficiência
Educação e capacitação podem evitar contaminação de alimentos, dizem debatedores
Debatedores defendem alterações na Previdência para incentivar pessoas com deficiência a buscar emprego
Cafeteira exige cumprimento da legislação sobre pessoas com deficiência
Capacitação e empregabilidade das pessoas com deficiência serão debatidos em audiência