Incra e Caixa vão reconstruir casas em assentamentos atingidos por cheias na PB



Famílias assentadas na Paraíba atingidas pelas chuvas contarão com recursos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para reconstruírem suas casas. O anúncio foi feito na última semana e é fruto da parceria entre o Incra na Paraíba e a Caixa Econômica Federal (CEF) para atender os assentamentos atingidos pelas fortes chuvas na Paraíba.

 A ação começa pelo assentamento Antônio Conselheiro, em São Miguel de Taipu, a 55 quilômetros de João Pessoa, onde os assentados tiveram todas as casas alagadas pelo rio Paraíba. Segundo o superintendente regional do Incra, Lenildo Morais, a princípio, serão construídas 85 casas no assentamento. Os recursos do PNHR fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Ao longo desta semana, 120 famílias da região serão instruídas sobre como acessar os valores. 

 No assentamento Antônio Conselheiro, as casas que ficam perto do rio foram inundadas em cerca de um metro e meio de água, nas últimas semanas. “Nós perdemos móveis, plantações, pequenos animais e as paredes de nossas casas estão rachadas. Queremos construir nossas novas moradias dentro das próprias parcelas, longe do rio, só assim estaremos tranqüilos”, disse o presidente da associação dos assentados, José Roberto Jerônimo.

O PNHR conta com recursos de R$15 mil. “Desse valor, a família beneficiada irá pagar apenas R$ 2 mil, num prazo de quatro anos. Nós e os trabalhadores entendemos que essa é a saída para livrar as famílias do risco iminente de novas cheias”, afirmou Lenildo Morais.


Fonte:
Incra



25/07/2011 10:45


Artigos Relacionados


MDA e Incra constroem mais de 400 mil casas em assentamentos

Conab entrega 2,3 mil cestas básicas a atingidos por cheias no Amazonas

Defesa Civil repassa 26,5 milhões para atingidos pelas cheias no Amazonas

Vanessa elogia oferta de crédito para produtores atingidos pelas cheias no Norte

José Jorge diz que atingidos pelas cheias no Nordeste ainda não receberam ajuda federal

Parlamentares de Santa Catarina traçam plano de ajuda para atingidos pelas cheias