Incra e Esalq irão promover práticas agroecológicas



Convênio foi formalizado quinta-feira, 13, entre o instituto a Escola Superior de Agricultura

Promover a utilização de práticas agroecológicas no desenvolvimento e construção dos sistemas de produção agrícola, florestais e agroflorestais em regiões de agricultura familiar. Esse é um dos objetivos do convênio que foi formalizado quinta-feira entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/SP) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq).

A parceria – abrange o Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental, por meio do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Assentamentos Rurais e Agricultura Familiar, da Esalq – tem por objetivo realizar pesquisa e extensão universitária para criar e validar estudos e tecnologias adequadas à agricultura familiar, aliando produção, gestão e conservação da biodiversidade.

A princípio, as atividades serão concentradas em três assentamentos rurais, na região do Vale do Ribeira, extremo sul de São Paulo, nos municípios de Sete Barras, Eldorado e Apiaí. Esses locais fazem parte de um conjunto de iniciativas pioneiras, propostas pelo Incra, na concepção de assentamentos rurais sustentáveis, denominados Projetos de Desenvolvimento Sustentável.

Essas experiências-piloto estão localizadas numa das regiões de mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, porém, detêm uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica e uma megabiodiversidade ainda pouco conhecida.

A primeira etapa do projeto terá início ainda este mês e se estenderá até março do ano que vem, com a realização de diagnóstico socioeconômico-ambiental e a consolidação da equipe, integrada por professores, pós-graduandos e estudantes de graduação, privilegiando a multidisciplinaridade.

O projeto envolverá diversos departamentos da Esalq e irá firmar parcerias com instituições públicas e da sociedade civil, comprometidas com o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado.

Durante a solenidade foi formalizado o lançamento do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento dos Assentamentos Rurais e da Agricu

09/18/2007


Artigos Relacionados


Chamada pública irá ajudar práticas agroecológicas

Embrapa ensina práticas agroecológicas de produção

Material aborda práticas agroecológicas em linguagem acessível

Agricultores recebem auxílio para adoção de práticas agroecológicas

Municípios irão promover festejos juninos no exterior

Investimentos irão promover a pesquisa e desenvolver a indústria da pesca