Incra entrega primeiro título de terra a comunidade quilombola em Rondônia
Neste sábado (23), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entrega o primeiro título de domínio de terras a uma comunidade quilombola de Rondônia. Localizada a 108 km do município de São Miguel do Guaporé (RO), a Comunidade de Jesus, foi reconhecida como quilombola pelo órgão em 2009.
A área titulada tem 5.627,30 hectares, sendo 10% em terra firme e o restante em florestas inundáveis. O território está dentro da faixa de fronteira, o que exigiu autorização do Conselho de Defesa Nacional para emissão do título.
De acordo com o superintendente regional do Incra/RO, Carlino Lima, a conquista é fundamental para a comunidade quilombola. "Apesar de ainda terem muitas carências devido a um processo histórico, especialmente de infraestrutura, educação e saúde, a titulação vai trazer segurança jurídica para os moradores iniciarem uma nova etapa na vida da comunidade", afirmou.
O título foi outorgado à Associação Quilombola Comunidade de Jesus e possui caráter perene, coletivo, pró-indiviso e sem prescrição, ficando vedada qualquer negociação das terras e devendo permanecer sob o uso e posse dos moradores e de seus sucessores legítimos. De acordo com o expresso no verso do documento, o imóvel é destinado às atividades extrativistas, agroindustriais, culturais e de preservação do meio ambiente para garantir a auto-sustentabilidade local.
Rondônia possui outras comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares como Santo Antônio, Pedras Negras, Forte Príncipe da Beira, Santa Fé e Laranjeiras. O superintendente do Incra/RO garantiu que o órgão está empenhado na continuidade da regularização de todas as comunidades, georreferenciando, demarcando e titulando suas áreas.
Fonte:
Incra
22/10/2010 17:24
Artigos Relacionados
Comunidade quilombola de Mato Grosso do Sul é a primeira do estado a receber título definitivo da terra
Incra vai regularizar comunidade quilombola no Piauí
Incra reconhece comunidade quilombola no Rio Grande do Sul
Incra reconhece área de comunidade quilombola no município de Parelhas (RN)
Famílias assentadas de Rondônia recebem título definitivo de terra
Terra Legal entrega 40 títulos de terra em Rondônia