Incra inicia relatório antropológico em quatro territórios quilombolas da Bahia



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária da Bahia (Incra/BA) iniciou na quarta-feira (25) relatório antropológico com o reconhecimento de quatro áreas quilombolas, todas situadas no Recôncavo da Baiano. Os relatórios antropológicos são a parte mais complexa para a conclusão do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), que integra o processo para titulação de um território quilombola. O relatório vai beneficiar 800 famílias remanescentes de quilombos.

As áreas pertencem ao primeiro lote dos cinco que vão atender aos 21 territórios quilombolas que serão vistoriados e terão laudos antropológicos produzidos neste ano. O território de São Braz, situado no município de Santo Amaro, é quarto território avaliado do estado. As vistorias serão possívies graças a licitação pública nacional, na modalidade pregão, realizada pelo Incra em outubro de 2011.

Além de São Braz, as outras três comunidades que serão avaliadas nesta primeira etapa são: o território da Fazenda Porteira, no município de Entre Rios; o território de São Tiago do Iguape e as comunidades Caonge, Dendê, Engenho da Ponte, Engenho da Praia e Calembá, que formam um único território e estão localizadas no município de Cachoeira.

De acordo com analista do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas, Itamar Rangel, em março, outras seis áreas, localizadas nas regiões do Sul e Baixo Sul, também terão os profissionais antropólogos terceirizados iniciando os estudos que determinam, entre outros pontos, a historicidade e a ancestralidade das comunidades.

Rangel explica que a composição do RTID do território que compõe outras documentações é realizada pelo Incra. “Além do relatório antropológico que está sendo terceirizado em 21 áreas, o RTID reúne o cadastro das famílias, notificações, levantamento fundiário do território e o relatório agroambiental. Todas essas documentações são realizadas pelo instituto”.

 

Fonte:
Incra

 



26/01/2012 19:37


Artigos Relacionados


Incra vai agilizar relatórios antropológicos de seis territórios quilombolas

Incra abre licitação para agilizar regularização de 158 territórios quilombolas

Incra elabora relatórios antropológicos de mais seis territórios quilombolas na Paraíba

Incra elabora relatórios antropológicos de mais seis territórios quilombolas na Paraíba

Incra inicia regularização de áreas quilombolas em MG e MT

Incra cria mais quatro assentamentos na Bahia