Incra investe R$ 10 milhões em assistência técnica para extrativistas



As 1.849 famílias da Reserva Extrativista (Resex) Verde Para Sempre, localizada no município de Porto de Moz, na região de Altamira, no Pará, serão beneficiadas com investimentos de aproximadamente R$ 10,2 milhões para a prestação de serviços de Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ater). O contrato entre o Incra e a empresa Ambiente Consultoria, Projetos e Açaí 2Planejamento, que tem vigência de 30 meses, foi assinado neste mês de novembro. A previsão é que os trabalhos sejam iniciados ainda em 2013.

O objetivo do contrato é promover a inclusão social, econômica e produtiva das famílias, que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio do planejamento, execução e avaliação dos processos de organização social, de implantação de atividades produtivas sustentáveis familiares e coletivas, além de processos de comercialização, garantindo a segurança alimentar e o incremento da renda.

A execução dos serviços de Ater contratados, que será feita por 21 técnicos da Ambiente Consultoria, Projetos e Planejamento, será acompanhada por servidores do Incra.

Com cerca de 1.288.717 hectares, a Resex Verde Para Sempre foi criada através do Decreto Presidencial de 8 de novembro de 2004. A reserva é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, e tem por objetivo assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

Chamada pública

A empresa contratada foi uma das selecionadas por meio de Chamada Pública nacional, feita no início de 2013, para atender 26.597 famílias extrativistas nos estados do Pará, Acre e Amazonas. Pelo menos 83% das famílias desse total estão em 90 Projetos de Assentamento Agroextrativistas (PAEs) criados pelo Incra em municípios do Marajó e em cinco Resex do Pará reconhecidas como beneficiárias do Plano Nacional de Reforma Agrária.

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



28/11/2013 16:25


Artigos Relacionados


Extrativistas da Amazônia receberão assistência técnica para a produção

Incra investirá em assistência técnica para assentados no MA

Incra contrata assistência técnica para mais de 4,6 mil famílias

Incra lança chamada pública para assistência técnica rural

Incra do Piauí abre chamada pública para prestadoras de assistência técnica

Incra oferece assistência técnica e extensão rural para 3.729 famílias em assentamentos capixabas