Incra oferece assistência técnica e extensão rural para 3.729 famílias em assentamentos capixabas



A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Espírito Santoassina, nesta quinta-feira (1º), os contratos que garantem assistência técnica e extensão rural para 3.729 famílias em 81 assentamentos localizados em diferentes regiões do estado. Serão investidos mais de R$ 5,4 milhões na ação, que disponibilizará 49 profissionais das áreas de ciências agrárias, sócio-ambientais e econômicas para o desenvolvimento de diversas atividades com os agricultores familiares.

O superintendente regional do Incra/ES, Gerônimo Brumatti, considera que a prestação de serviços de assistência técnica nos assentamentos impulsionará o desenvolvimento econômico e social das famílias e dos municípios onde estão localizadas as áreas de reforma agrária. “Quando fornecemos o suporte adequado para o trabalho no campo, as famílias tendem a produzir mais e com mais qualidade, aumentando a sua renda. Esse acréscimo de renda vai parar na economia regional, beneficiando também os municípios onde os assentamentos estão localizados”, explicou o Brumatti.

Atividades diversas estão previstas para serem realizados pelos técnicos, como visitas técnicas; elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamentos (PDAs); elaboração e aprovação de projetos de financiamento da produção para o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); realização de oficinas de planejamento; promoção de cursos de capacitação; elaboração de projetos para acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); realização de reuniões temáticas sobre saúde, educação ambiental e comercialização; apoio na aplicação de créditos do Incra; e realização de diagnóstico anual.

 

Estrutura

As empresas selecionadas, conforme prevê o contrato anual assinado com o Incra/ES, serão obrigadas a estruturar núcleos operacionais nas sedes de alguns municípios geograficamente centrais em relação aos assentamentos atendidos. Esses escritórios funcionarão em tempo integral, de segunda a sexta-feira, e contarão com salas de reunião, equipamentos de informática, entre outros acessórios visando à otimização dos trabalhos de assessoria e extensão.

Essa dinâmica de atendimento às famílias, que prioriza a qualidade nos serviços prestados, obedece aos parâmetros preconizados pela política de assessoria rural do Incra em nível nacional, que requer reflexão, planejamento e visão de desenvolvimento sustentável no meio rural.

 

Reforma agrária

O Espírito Santo possui 89 assentamentos rurais que ocupam área de 46.850 hectares. As 4.433 famílias assentadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária do governo federal no estado têm como principal atividade econômica a produção do café. Além dessa tradicional cultura, os assentados são responsáveis, em conjunto com as demais famílias que compõem a agricultura familiar, pela produção da maior parte dos alimentos presentes diariamente à mesa dos capixabas.   

 

Fonte:
Incra



31/08/2011 15:17


Artigos Relacionados


Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural atendem 25 mil famílias

Famílias extremamente pobres do Maranhão terão assistência técnica e extensão rural

Incra oferece assistência técnica rural no Paraná

Novo prazo para Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural para famílias do Nordeste

Reuniões no Pará discutem assistência técnica e extensão rural

MDA lança chamadas de Assistência Técnica e Extensão Rural para 12 estados