Incra/RJ elabora plano de recuperação para assentados



Com este objetivo de identificar e sanar as dificuldades existentes das famílias assentadas, os técnicos do Incra no Rio de Janeiro (Incra/RJ) elaboraram o plano de recuperação do assentamento Fazenda do Salto, em Barra Mansa, na região Sul Fluminense. O plano, que precisou de quatro meses para ser concluído, serviu de base para a decisão das famílias assentadas em apostarem na agroecologia como uma nova forma de produção para geração de renda e de preservação de suas terras.

A Fazenda do Salto foi desapropriada em 17 de dezembro de 1996. O projeto de assentamento foi criado em 17 de novembro de 1997. Com o tempo, o modelo coletivo de gestão mostrou-se inviável. Atendendo pedido dos assentados, técnicos do Incra refizeram o modelo do projeto apresentando à comunidade proposta de parcelamento da terra com retomada do modelo tradicional de lotes individualizados.

Agora, com a finalização dos trabalhos do Incra RJ, a Associação dos Produtores Orgânicos do Salto (Apos) decidiu investir na capacitação das 22 famílias que trabalham com produtos orgânicos, por meio de parceria firmada com a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio), que por meio de certificado, vai garantir a produção da Fazenda do Salto como orgânica.

O presidente da Apos, José Ribamar Nava, acredita que a certificação ampliará os horizontes da associação, possibilitando, por exemplo, a distribuição da produção do assentamento às escolas da rede municipal de ensino do município de Barra Mansa. Outra iniciativa planejada pelos trabalhadores rurais do assentamento para comercializar a produção foi estabelecer um quiosque no centro da cidade de Barra Mansa(RJ.)

Saúde e preservação

Um dos pilares do novo modelo de produção se concentra na saúde do consumidor e na preservação do meio ambiente. Segundo o presidente da APOS, os recursos são oriundos de um projeto de ajuda humanitária desenvolvido pela União Europeia. A parceria com a Associação de Produtores Orgânicos do Rio de Janeiro (Abio) será viabilizada graças aos recursos disponibilizados pelo Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Idaco).

Outra preocupação dos produtores familiares do assentamento Fazenda do Salto é com a mecanização e a irrigação das lavouras. Para isso, o Incra RJ está atualizando a documentação dos assentados, o que garantirá a assistência técnica e o acesso aos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o qual os assentados pretendem adquirir trator de porte médio para melhorar produção e promover o uso sustentável do solo.

O assentamento Fazenda do Salto está localizado na altura do km 278 da Rodovia Presidente Dutra (principal rodovia do País ligando os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo). Atualmente 38 famílias estão assentadas no Projeto. Deste número, 22 famílias trabalham com produção orgânica e as demais trabalham com pecuária.

Fonte:

Incra



09/10/2013 10:45


Artigos Relacionados


Incra investirá em assistência técnica para assentados no MA

Incra entrega 90 casas para assentados em Tocantins

Incra entrega 149 casas para assentados no Tocantins

Incra quer sugestões para seleção de assentados até 21 de novembro

Incra disponibiliza R$ 7,5 milhões para assistência rural de assentados em RO

Incra capacita assentados para cultivo de palma adensada na Bahia