Índia envia representantes ao Brasil para debater participação no Ciência Sem Fronteiras



O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, reuniu-se nesta segunda-feira (27) com uma delegação da Índia para discutir possíveis ações para a participação do país no programa brasileiro Ciência sem Fronteiras (CsF).

Saiba mais sobre Fomento no Portal Brasil.

Jorge Guimarães apresentou um pequeno histórico sobre a Capes e ressaltou os principais objetivos do programa, frisando os benefícios que a parceria pode trazer. "Sabemos o nível das instituições indianas e por isso estamos tentando consolidar essa aproximação que há muito tentamos alcançar", disse.

Para o embaixador indiano, B.S. Prakash, a parceria é uma forma de complementar a relação entre os países. "É fato que nos últimos anos a Índia e o Brasil têm cooperado em áreas como diplomacia e política, mas nos falta estreitar essa relação na área de educação”, explicou.

A delegação indiana teve a oportunidade de conhecer também a estrutura geral do sistema educacional brasileiro. Palestras foram dirigidas por representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Estavam presentes na reunião o coordenador do grupo de trabalho do CsF na Capes, Geraldo Nunes; a conselheira da divisão de temas educacionais do Ministério das Relações Exteriores (DCE/MRE), Almerinda Augusta de Freitas; e representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Delegação

A delegação indiana foi presidida por Ved Prakash, da University Grant Commission e composta pelo Ministry of Human Resources Development, Mr R.P. Sisodia; All India Council of Technical Education, S.S. Mantha; Chairman and Managing Director, Ms Anju Banerjee; Mr Shaik Suleman, EdCIL; além do embaixador da índia, B.S. Prakash, do ministro Vinod Sachdeva e do secretário Amit Shukla.

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

 

Fonte:
Capes

 



28/02/2012 19:17


Artigos Relacionados


Representantes do movimento negro reivindicam cotas no programa Ciência Sem Fronteiras

Representantes do movimento negro defendem cotas no Programa Ciência sem Fronteiras

Participação da Alemanha no programa Ciência sem Fronteiras é tema de workshop

Brasil e Índia vão ampliar cooperação em ciência e tecnologia

Representantes dos Ministérios do Meio Ambiente de Brasil, Índia e África Do Sul se encontram na Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP 11)

Ciência sem Fronteiras traz 91 pesquisadores ao Brasil