Indicação de Tombini para presidir o Banco Central é lida em Plenário



A mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a indicação de Alexandre Tombini para o cargo de presidente do Banco Central foi lida em Plenário, nesta sexta-feira (3), pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC desde 1996, ele foi escolhido pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para substituir Henrique Meirelles.

VEJA MAIS

O atual presidente do BC foi aprovado para o cargo ainda no final do governo Fernando Henrique, que encaminhou a mensagem com sua indicação depois de entendimentos com Lula, no período de transição.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), havia anunciado na quinta-feira (2) que a votação da mensagem (MSF 312/10), em Plenário, está sendo programada para a próxima terça-feira (7). No mesmo dia, pela manhã, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve sabatinar o indicado.

Tombini tem 47 anos e é gaúcho de Porto Alegre. Funcionário de carreira do BC, ocupou, entre outras funções, o cargo de Diretor de Estudos Especiais e a chefia do Departamento de Estudos e Pesquisas. Já passou também por outros órgãos do Executivo, como os ministérios do Planejamento e da Fazenda, coordenando áreas de análise de conjuntura internacional.

O indicado também atuou, entre 2001 e 2006, como assessor sênior da Diretoria Executiva no escritório da representação brasileira junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Economista formado pela Universidade de Brasília (UnB), é Ph.D na mesma área, pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.



03/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova indicação de Alexandre Tombini para presidência do Banco Central

Plenário adia votação de indicação de Tombini para a presidência do Banco Central

Aprovada indicação de Tombini para o Banco Central

CAE aprova indicação de Tombini para presidência do Banco Central

Senado aprova indicação de Alexandre Tombini para presidência do Banco Central

Plenário do Senado homologa nome de Alexandre Tombini para o Banco Central