Indicações para a Anvisa são acolhidas pela CAS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quinta-feira (18) pareceres favoráveis a duas mensagens presidenciais indicando os nomes do médico Franklin Rubinstein e do farmacêutico Victor Hugo Costa Travassos da Rosa para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As indicações seguem agora para apreciação do Plenário do Senado em regime de urgência.

Antes da votação, que foi secreta, ambos os indicados fizeram um relato sobre o funcionamento da Anvisa e o que pretendem fazer à frente do órgão como diretores. Rubinstein pregou maior participação de estados e municípios no processo de vigilância sanitária e defendeu a necessidade de a agência instalar um sistema nacional de vigilância, em forma de rede. Ele pregou ainda a abertura de concurso público para que a Anvisa possa ampliar e melhorar os seus quadros.

Rubinstein também reconheceu o -sucesso- da implantação do programa de medicamentos genéricos em todo o país e informou que, atualmente, existem 872 remédios registrados, distribuídos em 72 classes terapêuticas, o que permite atender a maioria da população brasileira. Com relação ao preço, lembrou que os genéricos são 44% mais baratos do que os medicamentos de marca.

Travassos da Rosa salientou que a Anvisa, criada há cinco anos é, atualmente, reconhecida como uma agência modelo dentro dos padrões internacionais. O farmacêutico pregou a necessidade de o país incentivar a produção de medicamentos e insumos, como forma de o Brasil deixar de ser apenas um mero importador, mas se manifestou preocupado com os índices de infecção hospitalar que, observou, são responsáveis por nada menos do que 140 mil mortes por ano, o que considera um absurdo.

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) reconheceu que a Anvisa realiza -um trabalho muito bem feito-, o que, observou, não ocorre com as demais agências reguladoras, que via de regra passam por crises. A presidente da CAS, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), também elogiou as indicações para a diretoria colegiada da Anvisa.



18/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicações para diretorias da Anvisa e da ANS aprovadas pela CAS vão ao Plenário

Indicações para a Anvisa e a ANS são aprovadas

Aprovadas indicações para Anvisa e ANS

CAS vota indicações para Anvisa

CAS vota indicações para Anvisa

Comissão pode votar na terça indicações para direção da Anvisa e da ANS