Indicações para embaixadas e representação da OEA estão na pauta da CRE



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) examinará nesta quinta-feira (4), em reunião marcada para as 10h, três mensagens da Presidência da República com indicações de diplomatas para representarem o Brasil no exterior. Um deles é designado para ser o representante permanente junto à Organização dos Estados Americanos (OEA); outro, para embaixador junto à Espanha e ao principado de Andorra; e o terceiro, para o mesmo cargo junto às Repúblicas do Turcomenistão e Quirquiz.

A primeira mensagem a ser analisada submete à apreciação do Senado o nome de Ruy de Lima Casaes e Silva para exercer o cargo de representante permanente do Brasil junto à OEA. O indicado é ministro de primeira classe da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores.

O parecer sobre a indicação, do relator da mensagem, senador Marco Maciel (DEM-PE), destaca a carreira de Ruy Casaes e Silva, que cumpriu funções como as de ministro conselheiro na missão permanente junto à OEA, em Washington, conselheiro nas embaixadas em Roma e São Domingos e coordenador da Assessoria de Relações com o Congresso.

A outra mensagem da pauta indica Paulo Cesar de Oliveira Campos, ministro de primeira classe da carreira de diplomata, para o cargo de embaixador do Brasil junto à Espanha e, cumulativamente, junto a Andorra.

O relator da indicação, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), destaca que Paulo Campos foi chefe do Cerimonial da Presidência da República a partir de 2003, depois de já ter sido, entre outras funções, 2º secretário da embaixada do Brasil em Washington; 1º secretário na embaixada em Tóquio e conselheiro na embaixada em Bonn.

A terceira indicação que deverá ser analisada nesta quinta-feira é de Frederico Salomão Duque Estrada Meyer, ministro de segunda classe e embaixador do Brasil no Cazaquistão. A mensagem indica o diplomata para exercer o mesmo cargo junto às Republicas do Turcomenistão e Quirquiz. O relator da indicação é o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Frederico Duque Estrada ocupou, entre outros cargos, os de 2º secretário na embaixada em Bagdá, 1º secretário na embaixada em Moscou, 1º secretário na delegação permanente em Genebra, conselheiro nas embaixadas em Georgetown e Havana e ministro-conselheiro junto à ONU, em Nova York.

Todas as indicações serão ainda examinadas pelo Plenário do Senado.



01/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicações para embaixadas no Equador, Reino Unido e Angola estão em pauta nesta quinta

Indicações para embaixadas na pauta da CRE

Indicações para embaixadas junto à Namíbia e a São Tomé e Príncipe estão na CRE

Com pauta trancada por MP, Plenário poderá votar indicações para embaixadas e agências reguladoras

Indicações de embaixadores estão na pauta da CRE

Indicações de embaixadores estão na pauta da CRE