Indicar cor da prova do Enem no cartão de respostas é necessário para obter correção, diz AGU



A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, que é impossível corrigir cartão de resposta de candidato ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que não indicou o tipo e cor da prova que foi respondida. Os procuradores comprovaram que as exigências estão contidas no edital de divulgação do teste, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No entanto, uma candidata foi a Justiça tentar o direito de que sua prova fosse corrigida e que pudesse participar do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais, que tem como exigência, a participação no exame. Segundo a estudante, a organização do Enem não informou sobre a necessidade de preencher o cartão de resposta com a cor e tipo da prova.

A Procuradoria Federal no Estado de Minas Gerais (PF/MG), a Procuradoria Federal junto ao Instituto (PF/Inep) e a Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Minas Gerais (PF/UFMG) explicaram que além do edital, as orientações estavam impressas nas instruções de preenchimento do cartão de resposta, demonstrando que era um requisito obrigatório.

Os procuradores ressaltaram que a nota do Enem é utilizada na primeira etapa do vestibular da UFMG e, com a eliminação, a candidata perdeu o direito de participar da realização da segunda fase de seleção da instituição federal.

O Juízo da 16º Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais concordou com os argumentos apresentados pela AGU e afastou as exigências da candidata. Segundo a decisão, o Inep e a UFMG agiram seguindo as normas estabelecidas nos editais do Enem e do vestibular.

"A vinculação ao edital é clausula que se impõe, devendo esse ser observado por ambas as partes participantes".

 

Fonte:
Advocacia Geral da União



21/05/2012 16:05


Artigos Relacionados


CPI encerra reunião sem obter respostas de Cachoeira

Cerca de 15 mil presos farão prova para obter certificado de educação no dia 13

5,4 milhões estão habilitados para a prova do Enem deste ano

Cadernos de prova do Enem estão disponíveis para consultas na internet

Inep encerra envio de convites para nova prova do Enem

MEC avisará estudantes convocados para nova prova do Enem até sexta-feira