Índice de Pobreza Hídrica é tema de painel na 2ª Conferência do Clima



O Brasil, embora dispare no quesito reservatório, com 10% de toda a água potável do mundo, alcança 61.2 pontos no Índice de Pobreza Hídrica  por conta  de sua população e área territorial.

 

O Índice de Pobreza Hídrica (IPH) ou Water Poverty Index (WPI) - na sigla em Inglês - procura integrar dados das ciências sociais e biofísicas, com o uso de indicadores sobre a disponibilidade e o acesso à água foi criado pela pesquisadora inglesa Caroline Sullivan, da Southern Cross University. É sobre esse assunto que a coordenação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), trata nesta terça-feira (17) na Conferência Internacional sobre o Clima (Icid 2010).

 

Esses índices de pobreza seguem o princípio da qualidade proporcionalmente à quantidade de água, e ou recursos hídricos, em função do acesso à água em relação ao tamanho da população, e pretende comparar e ajudar na criação de políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos, detectando pontos vulneráveis da questão do manejo da água na sociedade e acompanhando as políticas implantadas.

 

O painel pode ser assistido aqui.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 

Saiba mais sobre recursos hídricos no Portal Brasil. 




17/08/2010 20:15


Artigos Relacionados


Conservação da Caatinga é tema da Conferência Internacional sobre Clima

Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC)

Para especialistas, ONU deve incluir sociedade no painel do clima

Índice de Clima Econômico tem leve queda no Brasil em janeiro

Índice de Clima Econômico fica estável no Brasil e melhora na América Latina

Índice de Clima Econômico melhora em janeiro e País retorna à fase de “expansão”