Índice que mede qualidade do desenvolvimento no Brasil sobe quase 10 pontos, diz Ipea
Em agosto, o Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD) registrou aumento de quase dez pontos com relação a julho, passando de 266,4 pontos para 276,1 pontos. O indicador, calculado mensalmente, foi divulgado nesta quarta-feira (26), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A análise dos subíndices que compõem o IQD mostra que nem todos seguiram a tendência de aumento. O Índice de Qualidade da Inserção Externa, por exemplo, permaneceu estável em relação ao mês anterior, com 223 pontos. O subíndice continua na área classificada como instável do desenvolvimento.
Os outros dois subíndices do IQD registraram aumento com relação ao mês anterior. O maior crescimento foi do Índice de Qualidade do Bem-Estar que passou de 324,1 pontos em julho para 342,6 pontos em agosto, permanecendo na área classificada como boa do indicador. Já o Índice de Qualidade do Crescimento subiu de 268,2 para 282,1 pontos e se manteve na área classificada como instável.
O Índice de Qualidade do Desenvolvimento é uma pesquisa mensal divulgada pelo Ipea. O indicador analisa se o desenvolvimento do País contempla os requisitos de crescimento econômico com distribuição e se o movimento é capaz de sustentar-se ao longo do tempo.
Fonte:
Ipea
27/10/2010 20:20
Artigos Relacionados
Índice que mede qualidade do desenvolvimento brasileiro sobe em março
Índice do Ipea avalia qualidade do desenvolvimento no Brasil
Ipea lança, no Senado, Índice de Qualidade do Desenvolvimento
Índice do BC que mede a atividade econômica sobe 0,51% em outubro
Anatel lança índice que mede a qualidade do atendimento das TVs por Assinatura aos usuários
Pesquisa do Ipea avalia qualidade do desenvolvimento