Indústria fluminense tem recorde de vendas em 2010



Com um crescimento de 11,36% em relação ao ano de 2009, a indústria fluminense nunca vendeu tanto como no ano passado, de acordo com o boletim Indicadores Industriais, divulgado na quarta-feira (2) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O resultado é o maior da série histórica, iniciada em 2003. Ele representou R$ 10,7 bilhões para a atividade industrial e elevou o total de vendas da indústria de transformação do Rio de Janeiro para cerca de R$ 105 bilhões, em 2010.

“O Rio de Janeiro acompanhou o Brasil e apresentou um resultado bastante positivo em termos de produção industrial, traduzindo aí a recuperação da indústria fluminense frente aos efeitos da crise que nos assolou no final de 2008 e, principalmente, em 2009”, disse o gerente de Estudos Econômicos da entidade, Guilherme Mercês. Em dezembro, descontado o efeito sazonal, a alta observada nas vendas reais da indústria do Rio foi de 6,90%. Já em relação a dezembro de 2009, observa-se retração de 16,92% no indicador.

O economista da Firjan destacou que o principal ponto favorável da pesquisa foi o indicador de emprego, com expansão de 7,40% no acumulado do ano. “Eu diria que o emprego é o grande ponto positivo da pesquisa. É o vigésimo mês seguido de alta do emprego industrial no Rio de Janeiro, o que demonstra que os empresários estão se preparando para uma demanda favorável em 2011”.

Segundo Mercês, o forte avanço dos itens de máquinas e equipamentos confirma isso. “Ou seja, a capacidade produtiva do estado está em expansão”. Foram criados durante o ano passado 36.564 novos postos de trabalho pela indústria fluminense. Na comparação de dezembro de 2010 com o mesmo mês de 2009, o crescimento do pessoal ocupado atingiu 8,86%.

Guilherme Mercês confirmou que todas as expectativas são de reaquecimento da atividade industrial no decorrer deste ano. “2010 foi um ano de recuperação e 2011 será um ano de consolidação da indústria fluminense”. Observou que serão iniciados durante o ano os grandes projetos para atender os megaeventos esportivos que ocorrerão no País e, também, para atender a exploração do petróleo na camada do pré-sal. “Então, nós devemos ter resultados bastante favoráveis para 2011. As expectativas são positivas para o Rio nos próximos anos”.

O boletim mostra, ainda, crescimento de 6,94% na massa salarial e de 10,02% nas horas trabalhadas na produção.


Fonte:
Agência Brasil



25/02/2011 10:28


Artigos Relacionados


Vendas da indústria fluminense acumulam alta de 9,8% até agosto

Indústria da moda fluminense cresceu 130% na última década

Recorde de vendas em frutas e verduras

Vendas de veículos batem recorde em agosto

Produção e vendas de veículos atingem recorde, indica Anfavea

Pavilhão da agricultura familiar bate recorde de vendas na Expointer