Indústria mantém confiança na recuperação econômica, mas reduz otimismo
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) permanece alto, com registro de 62,8 pontos. Esse valor está, portanto, acima da média histórica de 59,5 pontos, mas em trajetória de queda em relação a outubro do ano passado (65,9 pontos) e na comparação com setembro último (63,4 pontos). A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi realizada com 1.922 indústrias de todos os portes entre os dias 4 e 9 deste mês.
Dos 26 setores pesquisados, 16 registraram redução do nível de otimismo na comparação com o mês anterior, com destaque para as indústrias farmacêutica, de limpeza e perfumaria, de veículos automotores e de outros equipamentos de transporte, que tiveram quedas superiores a 2 pontos no Icei.
Os índices relativos às indústrias extrativa e da construção civil também caíram 1,9 ponto, enquanto o indicador manteve-se relativamente estável na indústria de transformação, com recuo de 0,1 ponto.
Em contrapartida, os setores de plástico, calçados, metalurgia básica, móveis e indústrias diversas apresentaram crescimento de mais de 2 pontos.
Com relação aos três portes de empresa, o grau de confiança em outubro sofreu queda , comparado a igual período do ano passado. Nesse critério, as grandes indústrias demonstraram perda de confiança de 4 pontos, as de porte médio, 3,8 pontos, e as pequenas exibiram queda de 1,3 ponto no índice de confiança. Todas permaneceram, porém, em patamar considerado otimista.
Fonte:
Agência Brasil
20/10/2010 19:36
Artigos Relacionados
Empresários do comércio mantêm otimismo sobre a economia
Otimismo da indústria é o maior em 11 anos
Brasileiro mantém otimismo com economia e acha momento bom para comprar
Otimismo dos empresários da indústria aumenta em fevereiro
Cresce o otimismo dos empresários da indústria, mostra pesquisa da FGV
Aumenta otimismo do brasileiro em relação à situação econômica no curto prazo, diz Ipea