Indústrias e setor privado financiam projeto que vai reunir representantes de cidades do mundo todo na Rio+20



As federações de indústrias do Rio de Janeiro e São Paulo e a iniciativa privada vão financiar um projeto para promover projetos sustentáveis durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável - Rio +20, que acontece em junho na capital fluminense. A ideia é que representantes municipais do planeta apresentem suas inovações tecnológicas e troquem experiências para alavancar um desenvolvimento que respeite o meio ambiente.

A reunião para tratar dos últimos detalhes da iniciativa ocorreu no Palácio do Itamaraty e contou com a presença do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, com presidentes da Federação das Indústrias do Rio e de São Paulo (Firjan e Fiesp), Paulo Skaf e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, dentre outros.

De acordo com Patriota, o local servirá de convergência para os diferentes setores da sociedade debaterem formas de conciliar o desenvolvimento social, com o econômico e o ambiental.

“Nosso lema é desenvolver, incluir e conservar, e o Brasil tem muito a oferecer nessas três áreas. E esse espaço pode ser um local privilegiado para ilustrarmos o que está sendo feito, levantarmos questões para o futuro, além de ser uma construção provisória que coloca em evidência a beleza do Rio de Janeiro”, declarou o ministro.

O presidente da Firjan explicou que a contribuição das indústrias para o evento será a de demonstrar ao mundo a competência brasileira de pensar o futuro.

“Precisamos trabalhar para o desenvolvimento sustentável e isso não é incompatível com a produção. É preciso estimular práticas de produção antenadas com o novo mundo”, declarou  Eduardo Eugenio.

Após a reunião, o ministro Patriota viajou para a Suíça onde participará do Fórum Econômico Mundial, iniciado nesta quarta-feira (25), em Davos. De acordo com o ministro, a Rio+20 será o tema central a ser abordado pelo Brasil no Fórum.

A Rio+20 deve reunir mais de 150 chefes de Estado para discutir formas de promover o desenvolvimento sustentável. A reunião acontece exatamente 20 anos depois da conferência Eco92, também promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Rio, para debater meios de desenvolvimento sem degradar o meio ambiente. 

 

Fonte:
Agência Brasil

 

25/01/2012 17:42


Artigos Relacionados


Representantes do governo e do setor privado criticam projeto que garante direitos aos passageiros de ônibus

Setor privado critica alterações em projeto que amplia uso de pregão eletrônico no setor público

Representantes do setor turístico debatem ações da área para Copa do Mundo

CAS APRECIA PROJETO QUE MUDA A APOSENTADORIA NO SETOR PRIVADO

CAS APRECIA PROJETO QUE MUDA A APOSENTADORIA NO SETOR PRIVADO

Por falta de divulgação, Copa do Mundo pode atrair poucos estrangeiros, afirmam representantes do setor de turismo