Inep busca instituto para realizar pré-teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai celebrar termo de cooperação com uma instituição federal de educação superior ou com um instituto de pesquisa público federal para realização do pré-teste da edição de 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

O Pisa é um programa de avaliação de desempenho escolar, realizado a cada três anos. É coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade internacional que reúne os países mais desenvolvidos do mundo. Embora o Brasil não faça parte da OCDE, o País participa do Pisa como convidado desde sua primeira edição, em 2000.

No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Inep, que agora pretende selecionar universidades federais para participarem de etapas da aplicação da prova.

A chamada pública assinada pela presidente da autarquia, Malvina Tuttman, no último dia 23, convida as instituições federais de ensino superior a apresentar projeto de implementação do pré-teste em âmbito nacional.

Para isso, deverá ser assinado um termo de cooperação, que prevê o repasse, pelo Inep, de um valor de até R$ 830.739,37 para a instituição, para gastos de custeio.


Pré-teste

A instituição selecionada deverá executar todas as etapas de aplicação e codificação do pré-teste do Pisa 2012, conforme as determinações do consórcio internacional que administra o programa.

As atividades a serem realizadas, segundo o projeto básico, incluem elaboração de plano logístico de aplicação e contato com as escolas; diagramação, impressão, organização, embalagem e distribuição do material de aplicação; contratação e treinamento dos aplicadores para o pré-teste; aplicação do pré-teste; avaliação; transporte das provas; correção da prova; codificação das questões de resposta do questionário socioeconômico; elaboração de relatório técnico final e armazenamento do material utilizado até junho de 2012.

As instituições interessadas deverão apresentar, em papel e CD-ROM, proposta assinada pela autoridade máxima da instituição, até 15 dias após a publicação do edital no Diário Oficial da União.

As propostas deverão ser entregues no setor de protocolo do Inep, endereçadas à Diretoria de Avaliação da Educação Básica, Inep, SRTVS 701, Quadra 3, Bloco M, 3º andar, Brasília, DF, cep 70340-909.


Fonte:
Ministério da Educação



28/03/2011 20:18


Artigos Relacionados


Programa leva estudantes para realizar estágio de doutorando nos EUA

Estudantes de instituto criam portal de busca por empregos

Seleção busca bolsistas para avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida

Inep anuncia para novembro avaliação da Educação Básica e Prova Brasil

Inep confirma participação de escolas sorteadas para prova de avaliação do ensino básico

Documentário mostra crescimento do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Alunos