Informações para o turista



Considerações sobre saúde

Para as pessoas que pretendem ir à África do Sul acompanhar a Copa do Mundo de 2010, a primeira no Continente Africano, são recomendadas algumas medidas de saúde preventivas.

Para todos os visitantes, com mais de 1 ano de idade, exige-se a vacina contra febre amarela, pelo menos, dez dias antes do embarque. No momento do desembarque, o certificado de comprovação de imunização será requisitado. Por isso, ele deve fazer parte dos documentos que os turistas devem ter em mãos.

O turista deve também tomar o remédio contra malária antes de visitar as reservas e parques das províncias de Limpopo, Mpumalanga e KwaZulu-Natal. A dose precisa ser ingerida pelo menos 24 horas antes da viagem a uma região afetada pela doença e, uma vez por semana, durante cinco ou seis semanas após o passeio. A medicação pode ser conseguida, sem receita, nas farmácias sul-africanas, recomendando-se a consulta prévia de um médico para indicar qual o melhor remédio a ser solicitado.

Cartões de crédito

O torcedor que decidir levar cartão de crédito ou travellers cheques na África do Sul deve ficar atento pois, apesar de praticamente todas as bandeiras serem aceitas na maioria dos lugares, em alguns vilarejos e regiões não urbanas essa forma de pagamento não é válida.

Outro alerta em relação aos cartões de crédito refere-se aos postos de gasolina. Não é permitido a utilização deles nesses estabelecimentos para pagar o abastecimento de veículos. Para isso, há um cartão especial de combustível, o Petrol Card, ou o pagamento em dinheiro. Essa forma de cobertura de despesas e os cartões de crédito também são aceitos em pedágios.

Moeda

As notas de dinheiro de outros países e os travellers cheques podem ser trocados em aeroportos, hotéis e bancos. As oscilações da moeda local variam de acordo com taxas de câmbio cotadas diariamente.

A moeda oficial do país sede da Copa do Mundo de 2010 é o Rand Sul-Africano (R). Ele pode ser encontrado na forma de cédulas (R200,00; R100,00; R50,00; R20,00 e R10,00) ou de moedas (R5,00, R2,00, R1,00, 50c, 20c, 5c, 2c e 1c).

O horário de funcionamento dos bancos locais é das 9h às 15h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 11h aos sábados. Alguns bancos internacionais também possuem filiais nas principais cidades da África do Sul. No aeroporto de Johanesburgo há serviço bancário 24 horas.

Os turistas que desejarem deixar a África com uma quantia maior do que R750,00 precisam obter permissão do banco reserva, que será requisitada pelo controlador das casas de câmbio.

Telecomunicação

Os códigos internacionais de discagem são encontrados em toda África do Sul, nos catálogos telefônicos. O código internacional de área da África do Sul é o 00-XX-27, seguido pelo código de área (omita o zero do início do código de área) e seguido pelo número desejado.

Os principais códigos de áreas:

Bloemfontein: 051 East London: 043 Pretória: 012

Cidade do Cabo: 021 Johanesburgo: 011 Port Elizabeth: 041

Durban: 031 Mafikeng: 018 Rustenburg: 014

A África do Sul utiliza o sistema GSM para telefones celulares, o que permite aos visitantes utilizá-los no país. Os telefones podem ser alugados em várias lojas especializadas e nos principais aeroportos.

Telefones úteis:

Informações internacionais: 0903

Auxílio à lista: 1023

Hora: 1026

Achados e perdidos: (011) 978-5571 (Aeroporto Internacional de Johanesburgo)

Informações sobre o clima: 082162

Infraestrutura

Na África do Sul, operam diversas companhias aéreas internacionais, incluindo a South African Airways (SAA). Há também várias companhias nacionais que operam rotas domésticas entre as cidades que receberão partidas da Copa. Os trens são outra possibilidade de viagem para a maior parte da nação.

Dirigindo na África do Sul

Qualquer carteira de motorista válida é aceita na África do Sul, desde que possua foto e assinatura do condutor, e que esteja escrita em inglês. Porém, se você deseja alugar um carro, é necessário apresentar a Carteira de Motorista Internacional. Os carros podem ser alugados em qualquer um dos nove aeroportos ou por meio de um agente de viagens.

As estradas da África do Sul são bem conservadas e sinalizadas.

O brasileiro precisa prestar atenção porque dirige-se do lado esquerdo, como na Inglaterra. Deve-se oferecer passagem aos veículos aproximando-se pela direita. A velocidade máxima permitida nas rodovias é de 120km/h, vias de trânsito rápido é de 100km/h e vias locais é de 60km/h.

As placas de distância e velocidade são expressas em quilômetros. O uso do cinto de segurança é obrigatório. Dirigir alcoolizado é uma falta grave e as leis de trânsito são severamente cumpridas. Algumas estradas sul-africanas têm pedágios, portanto, se você pretende dirigir logo na chegada, leve algumas moedas sul-africanas.

Transporte público

Aéreo:

Existem 11 aeroportos na África do Sul, entre eles três internacionais: Johanesburgo, Cidade do Cabo e Durban.

Os aeroportos domésticos são os de Bloemfontein, Port Elizabeth, East London, George, Kimberley, Kruger Mpumalanga, Polokwane and Pietermaritzburg.

Como chegar e sair do aeroporto: Os aeroportos internacionais dispõem de serviços de ônibus programados para o turista que chega ou sai da África do Sul. Alguns hotéis oferecem serviço próprio de traslado de e para o aeroporto. Também estão disponíveis linhas de táxi em todos os terminais africanos.

Para mais informações, acesse o site.

Ferroviário:

Três empresas de transporte ferroviário operam no país. Acesse os sites abaixo e consulte o serviço oferecido por cada uma delas:

Spoornet’s Shosholoza Meyl

Blue Train

Rovos Rail

Ônibus:

Conheça as principais empresas de ônibus em operação na África do Sul:

Empresas de luxo como Greyhound, Intercape e Translux operam diariamente, ligando as principais cidades do país.

A empresa Baz Bus, utilizada principalmente por mochileiros, opera com menos freqüência, no percurso da Cidade do Cabo para Johanesburgo (via KwaZulu-Natal e Drakensberg), com algumas paradas.

Idiomas

A África do Sul possui 11 idiomas oficiais. O inglês é o idioma de administração e é muito falado. Os outros são isiXhosa, Afrikaans, isiNdebele, Northern Sotho (Sepedi), Southern Sotho (Sesotho), isiSwati, XiTsonga, SeTswana, TshiVenda e isiZulu.

Fuso horário

O horário padrão na África do Sul é de sete horas a frente do horário de Brasília.

Gorjetas

Assim como no Brasil, os restaurantes sul-africanos possuem os 10% para o garçom, que não costuma vir incluso na conta. Se o atendimento for satisfatório, providencie a gorjeta, que deve ser oferecida aos porteiros, garçons e garçonetes, motoristas de táxis, arrumadeiras de quarto e atendentes dos postos de gasolina.

Embaixada do Brasil - África do Sul

Endereço: Hillcrest Office Park, Woodpecker Place, First Floor, 177 Dyer Road, Hillcrest

Cidade: Pretória

CEP: 0083

Telefone: (00xx27 12) 366 5200

Fax: (00xx27 12) 366 5299

E-mail: [email protected]/

Site: http://www.brazil.org.za/

Consulado Geral do Brasil - África do Sul

Endereço: Saphmarine Building, 7th fl. 22, Riebeek Street

Cidade: Cidade do Cabo

CEP: 80001

Telefone: (00xx2721) 421-4040 / 41 / 42

Fax: (00xx2721) 421-1216

Email: [email protected]

 

Fonte:
Embaixada da África do Sul



06/06/2010 01:58


Artigos Relacionados


Fortaleza ganha infraestrutura para atender bem ao turista

Brasil tem ilhas preparadas para receber bem o turista

Táxis aderem a tablets para atrair o turista

Garibaldi defende fim do visto para turista estrangeiro

Estudo mostra importância do planejamento para turista com deficiência

Secretarias se unem para identificar o Turista Especial na Realtec