Informações sobre descobertas de gás e petróleo não trafegam pela internet, afirma Graça Foster
Graça Foster, presidente da Petrobras
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, esclareceu aos senadores, em audiência pública, que não trafegam pela internet informações que a empresa transfere à Agência Nacional de Petróleo (ANP) envolvendo dados geofísicos de “perfilagem de poços” referentes a indícios da existência de petróleo e gás nas bacias pesquisadas. Segundo ela, essas informações são passadas sistematicamente para a agência, mas para isso são usados DVDs e CDs, entre outros meios físicos.
- Nós entregamos os dados em mãos, ou seja, esses dados não transitam pela internet de forma alguma – garantiu.
Quase que simultaneamente, acrescentou ela, a empresa comunica ao mercado a descoberta dos indícios. Graça Foster também disse que os mesmos meios são utilizados quando se trata do envio das informações a respeito da conclusão das pesquisas em cada poço. Porém, conforme explicou, o material transferido envolve apenas dados físicos, e não as interpretações e análises feitas por equipes qualificadas da empresa que respondem, conforme disse, pela “arquitetura do conhecimento”.
A presidente da Petrobras prestou o esclarecimento antes de começar a responder aos questionamentos dos senadores na audiência destinada a examinar o grau de segurança das informações estratégicas da empresa, alvo de denúncias de espionagem pelo governo dos Estados Unidos. Graça Foster observou ainda que a Petrobras atua em 21 países, mantendo comunicações com as unidades internacionais, no caso de informações estratégicas, por meio de circuitos dedicados alugados de concessionárias públicas de telefonia e com base em sistemas criptografados fornecidos por três empresas, todas elas americanas (Sofus, Cisco e Juniper).
Graça Foster destacou ainda os cuidados com a proteção das comunicações por email, dos servidores da rede da companhia e das estações de trabalho individuais, com assistência ao longo das 24 horas, todos os dias. Segundo ela, esse é um trabalho “exaustivo”
- Os ataques [cibernéticos] existem, as tentativas existem, e os sistemas se protegem continuadamente, com pesadíssimos investimentos – afirmou.
Mais informações a seguir
18/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Graça Foster destaca investimentos da Petrobras para proteger informações estratégicas
Lobão e Graça Foster são chamados para explicar compra de refinaria pela Petrobras
Graça Foster fala aos senadores sobre situação da Petrobras
Graça Foster cancela depoimento à CAE sobre denúncias contra Petrobras
Não há nada decidido sobre a venda da Pesa na Argentina, diz Graça Foster
Ana Amélia insiste em debate com Graça Foster sobre situação da Petrobras