Infraero realiza treinamento para fiscais de pátio e pistas



O Aeroporto de Ilhéus/Jorge Amado (BA) encerrou na última sexta-feira (29) o curso de Formação de Fiscais de Pátios e Pistas – Fase I. Dez funcionários orgânicos da Infraero receberam o treinamento que tem o objetivo de formar os empregados recém-admitidos, remanejados ou transferidos para a área de operações para atuar como fiscais de pátio nos aeroportos administrados pela Infraero, garantindo a segurança operacional e a qualidade dos serviços aeroportuários.

A carga horária de 45 horas foi dividida entre aulas expositivas e práticas. Entre os temas abordados, noções básicas de infraestrutura da área de movimento, processo de sinalização de aeronaves, fiscalização, abastecimento de aeronaves e prática de inspeção.

Os fiscais de pátio são responsáveis pela fiscalização e segurança das operações nos pátios de aeronaves dos aeroportos. Entre as atividades realizadas, estão o “estacionamento” de aeronaves, a inspeção de pátios e pistas, sinalização aeroportuária, monitoramento de sistemas e equipamentos, realização de procedimentos de segurança e a operação de pontes de embarque.

Fiscais-Patio-Ilheus-2

Os novos fiscais estão lotados no próprio Aeroporto de Ilhéus e nos aeroportos de Montes Claros, Carlos Pratos e Uberaba (MG). O funcionário Carlos Alberto Santos reforçou a importância do curso para seu desenvolvimento profissional. “Essa formação de Fiscal de Pátio e Pistas ampliará minha área de atuação nas atividades ligadas a operações e segurança aeroportuária”, disse.

 No encerramento do curso, o superintendente do aeroporto, Itaíbes Araújo de Paiva, destacou que o treinamento foi o primeiro a ser realizado no Aeroporto de Ilhéus e afirmou que a partir daquela data a empresa poderia contar com mais profissionais capacitados e bem qualificados para atuar em seus aeroportos.

A segunda fase do programa de treinamento terá duração de 30 horas/aula e deve ser realizada em no mínimo seis meses após o primeiro treinamento. Enquanto isso, os fiscais recém-treinados podem acompanhar as operações na sinalização e alocação de aeronaves e a fiscalização dos pátios.

Fonte:

Infraero



03/12/2013 11:58


Artigos Relacionados


Infraero inicia nova etapa no pátio de aeronaves de Navegantes (SC)

Escola do Legislativo realiza treinamento para funcionários da AL

Serpro realiza treinamento nacional de software para cegos

Fifa realiza primeiro treinamento com médicos brasileiros para Copa 2014

Defesa Civil realiza treinamento em Itatiba para a Operação Verão 2013/14

Fundo Nacional do Meio Ambiente realiza treinamento para elaboração de projetos socioambientais