Iniciada audiência para debater PEC dos Seringueiros



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) iniciou audiência pública para instruir a análise da proposta de emenda à Constituição (PEC 61/2013) conhecida como PEC dos Seringueiros. O texto propõe indenização aos chamados Soldados da Borracha, contingentes de brasileiros, especialmente nordestinos, que foram trazidos para diferentes pontos da Amazônia, como parte do esforço de produção para atender a indústria pneumática dos exércitos das forças aliadas durante a 2ª Guerra. Viviam em condições adversas e, após o fim da guerra, foram esquecidos pelo poder público e alguns grupos passaram a viver no mais completo isolamento social.

Foram convidados o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas; e os presidentes do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, José Romão Grande, e do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Acre, Iracema Cunha de Carvalho. Também convidadas as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Planejamento, Miriam Belchior, não puderam comparecer.

Coordena a audiência o senador Aníbal Diniz (PT-AC), relator da matéria e também propositor do debate. A PEC 61/2013 tem origem na Câmara dos Deputados. Os representantes dos seringueiros ainda vivos não se sentem perfeitamente atendidos pela proposta.

Mais informações a seguir



05/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iniciada audiência pública com ministros para discutir denúncia de espionagem americana

Iniciada audiência com secretário do Tesouro

Iniciada audiência pública sobre clonagem de animais

Iniciada audiência sobre capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho

CAS faz audiência para debater biodiversidade

CI realizará audiência para debater a BR-251