Iniciativas culturais de cidades e lideranças serão premiadas
A Organização Internacional de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) lançou o edital Prêmio Internacional CGLU – Cidade do México – Cultura 21, cujas inscrições ficarão abertas até o dia 31 de março de 2014.
O prêmio tem como objetivo contemplar cidades e lideranças que tenham se destacado em sua contribuição para a cultura como pilar do desenvolvimento sustentável. Ao homenagear a Cidade do México, o prêmio também visa reforçar a difusão e a implementação local da Agenda 21 da Cultura. É possível concorrer em duas categorias. A primeira é para cidades, governo local ou governo regional que tenham contribuído significativamente para relacionar os valores da cultura (patrimônio, diversidade, cidadania e desenvolvimento sustentável). Neste caso, o prêmio vai reconhecer uma política, programa ou projeto original que inclua explicitamente os princípios da Agenda 21 da Cultura. A ação premiada deverá contar com, no mínimo, dois anos de execução, e documentar provas do impacto e êxito alcançados.
A cidade ganhadora vai receber 50 mil euros, que deverão ser utilizados para a promoção internacional do projeto (publicação de um livro, participação em fóruns, visibilidade internacional) e para reforçar a implementação local da Agenda 21 da Cultura.
A segunda categoria vai premiar uma personalidade destacada mundialmente por ter contribuído significativamente para a relação entre cultura e desenvolvimento sustentável. Para esta categoria, não serão aceitas inscrições, pois a seleção será realizada por um júri, a partir de indicações de personalidades realizadas pelos membros diretos ou indiretos da CGLU. A personalidade selecionada receberá 25 mil Euros, e um troféu realizado por artista da Cidade do México.
O regulamento do prêmio e o formulário de inscrição podem ser consultados na internet.
Fonte:
05/12/2013 10:40
Artigos Relacionados
Iniciativas que preservam patrimônio cultural são premiadas
Três iniciativas do MEC são premiadas por inovação na gestão
Iniciativas que promovem a acessibilidade na internet são premiadas
Cidades que apoiam aleitamento materno são premiadas
Pesquisas em desenvolvimento sustentável serão premiadas
Experiências pedagógicas bem-sucedidas serão premiadas