Iniciativas que promovem a acessibilidade na internet são premiadas
Foram divulgados nesta quinta-feira (24) os 19 finalistas do prêmio “Todos@Web”. O objetivo da premiação é promover nacionalmente a acessibilidade na internet para conscientizar desenvolvedores e homenagear pessoas, empresas e ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na rede mundial de computadores.
A iniciativa foi coordenada pelo W3C Escritório Brasil com apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
O Todos@Web foi dividido em três categorias: pessoas, personalidades e instituições; projetos web; e tecnologias assistivas e aplicativos. Os vencedores serão anunciados em cerimônia, que será realizada no dia 14 de junho, em São Paulo.
Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, a diversidade dos finalistas demonstra a importância que as políticas e propostas inclusivas têm na sociedade.
A premiação será em dinheiro para os três mais bem colocados de cada categoria. Os vencedores também receberão troféus, participação na solenidade e terão seus trabalhos publicados pelo W3C Escritório Brasil.
Os primeiros colocados em cada categoria também participarão do evento internacional Web for All (W4A), durante a conferência WWW2013.
Iniciativa federal
O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) é um conjunto de recomendações para padronizar a oferta de conteúdos nos portais do governo, com o intuito de melhorar o acesso de pessoas com deficiências visual, auditiva, locomotora, mental e a sociedade em geral.
A utilização do modelo, criado em 2005, foi institucionalizada no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) pela Portaria nº 3, de 7 de maio de 2007.
A portaria torna obrigatória a observância do modelo nos ambientes virtuais do governo brasileiro. A nova versão do e-MAG foi lançada em setembro de 2011 pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).
Para estimular a utilização das recomendações do e-MAG 3.0, a secretaria oferece consultoria para todos os portais do governo federal. Os órgãos que tiverem interesse em analisar a acessibilidade de seus ambientes virtuais devem entrar em contato com a Central de Serviços e Suportes do Sisp.
A lista dos finalistas está disponível na página do prêmio.
Fonte:
Ministério do Planejamento
24/05/2012 18:47
Artigos Relacionados
Iniciativas que preservam patrimônio cultural são premiadas
Três iniciativas do MEC são premiadas por inovação na gestão
Iniciativas culturais de cidades e lideranças serão premiadas
Cristovam defende que iniciativas de projetos sejam formalizadas via Internet
Concurso de acessibilidade premia projetos na internet
Planejamento abre inscrições para o prêmio de acessibilidade na internet