Iniciativas em defesa da mulher recebem prêmio de boas práticas
Nesta terça-feira (3), às 15h, a Secretaria de Políticas para as Mulheres entrega em Brasília (DF) o primeiro prêmio “Boas Práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei Maria da Penha”. No total, o prêmio recebeu 181 indicações de pessoas físicas ou jurídicas. Foram escolhidos 15 finalistas, mas apenas cinco serão premiados.
O prêmio foi criado para divulgar práticas e experiências bem sucedidas na implementação da lei, seja por meio de ações que contribuem para o seu fortalecimento ou como forma de incentivar sua correta aplicação. O concurso foi dividido em categorias como Implantação de Programas e Políticas, Criação e Implementação de Serviços, Idealização ou Realização de Campanhas, Realização de Estudos e Pesquisas, e Realização de Matérias Jornalísticas.
Lei Maria da Penha
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340/2006 leva o nome da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica em função de agressões sucessivas do marido violento. A lei representa avanço na promoção dos direitos fundamentais e na tutela dos direitos das mulheres que sofrem com a violência doméstica.
Nestes quatro anos em vigor, a lei avançou no combate à violência contra a mulher, com medidas como aumento do tempo de prisão dos agressores e eliminação do pagamento de cestas básicas como forma de punição. Outra medida importante é o fato de que o agressor pode ser preso em flagrante ou ter sua prisão preventiva decretada se ameaçar a vítima.
Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres
02/08/2010 22:45
Artigos Relacionados
Concurso de boas práticas seleciona iniciativas do Ministério da Educação
Prêmio vai selecionar 500 boas práticas culturais
Ministério da Integração recebe prêmio por boas práticas
Boas práticas de gestão do Bolsa Família concorrem a prêmio
Secretaria de Políticas para Mulheres divulga vencedores de prêmio de boas práticas
Trabalhos sobre boas práticas em defesa civil serão apresentados em Maceió