Inmetro analisa teor de gordura e de colesterol em queijos



O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) avaliou, como parte do Programa de Análise de Produtos, os teores de gordura e colesterol de 17 variedades de queijos, de tipos que apresentaram maior representatividade no mercado. Com os resultados das análises, os consumidores poderão tomar decisões conscientes e saudáveis em relação a sua alimentação.

De acordo com o teste, os queijos que apresentaram os menores teores de gordura saturada, trans e colesterol foram o minas light frescal, o requeijão tradicional e tradicional light, o cottage e o queijo minas frescal na versão original. No outro extremo, os que apresentam maiores teores desses componentes foram o parmesão, o minas padrão, a mussarela, o prato lanche e o coalho. Além disso, os resultados também demonstraram que o chamado requeijão adicionado (com amido e gordura vegetal) possui uma quantidade de gordura trans muito alta. Sendo assim, sua ingestão deve ser controlada, pois o consumo desse tipo de gordura pode aumentar os níveis do colesterol ruim.

Na avaliação dos resultados, o Inmetro tomou como base as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tendo como parâmetro uma dieta de 2.000kcal. Desta forma, é recomendável a ingestão de até 55 gramas de lipídios por dia, sendo menos de 22 gramas de saturados e colesterol total de até 300 miligramas. No caso da gordura trans, o instituto usou como base o recomendado pela American Heart Association e pela Anvisa, que é, no máximo, 2 gramas diários.

"Desta vez, a análise foi realizada em um alimento que, apesar de nutritivo, ainda é pouco consumido pelo brasileiro (4kg/ano), quando comparamos com os gregos e franceses (25kg/ano), segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq). A ingestão de 210 gramas de queijo com 48% de gordura contém aproximadamente 25% de proteína, o equivalente a 300 gramas de carne", explica Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro.


Saiba mais no site do Inmetro.

 

Fonte:
Inmetro



01/08/2011 12:11


Artigos Relacionados


CMA analisa projeto que obriga a especificação do teor calórico nos rótulos de bebidas açucaradas

Inmetro analisa peixes e azeites e identifica os produtos mais saudáveis

Consulta pública propõe limites para aditivos em queijos petit suisse

Pesquisadora cria requeijão light e sem gordura

Anvisa suspende lotes de equipamento que mede gordura

Pesquisadora da Unicamp obtém gordura alimentícia zero trans