Inmetro certifica mais um laboratório da Embrapa
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia /Brasília (DF), uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebeu acreditação de seu primeiro laboratório na norma de qualidade ABNT NBR ISO/IEC 17.025.
A certificação, concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ao Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE), o torna apto a prestar serviços a instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.
Trata-se da segunda Unidade da Embrapa a receber a acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025, aplicável a laboratórios de ensaio e calibração. A primeira foi a Embrapa Agroindústria de Alimentos/Guaratiba (RJ). Vale destacar que esta é a primeira acreditação da Embrapa para a realização de ensaios biológicos, já que a acreditação da Embrapa Agroindústria de Alimentos é para ensaios químicos.
A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.
No Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, coordenado pela pesquisadora Rose Monnerat, são desenvolvidas pesquisas para o desenvolvimento de biolarvicidas à base de bactérias para controlar pragas agrícolas e mosquitos transmissores de doenças. Essas bactérias são coletadas em diversos ecossistemas brasileiros e avaliadas como agentes de controle biológico contra esses insetos.
As bactérias que fazem parte da coleção da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia já resultaram na produção de quatro inseticidas biológicos: Sphaerus SC capaz de controlar o mosquito da malária; Bt-horus eficaz no controle do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti); “Ponto.Final” eficiente contra lagartas que atuam como pragas agrícolas em culturas de milho, soja e hortaliças e o “Fim da Picada”, que controla borrachudos.
Laboratório poderá prestar serviços para o Brasil e exterior
A acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025 reconhece a competência técnica do Laboratório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para prestar os seguintes serviços: determinação da toxicidade de bioinseticidas à base de Bacillus thuringiensis e Bacillus sphaericus (Lysinibacillus sphaericus) a larvas de mosquitos e determinação da toxicidade de bioinseticidas à base de Bacillus thuringiensis a larvas de lepidópteros.
Acreditação é mérito da implantação de sistema da qualidade na Unidade
Segundo o chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro, “a acreditação junto ao INMETRO é uma vitória para a Unidade, para a Embrapa e para o Brasil. E não teria sido possível sem a implantação do Sistema de Qualidade em seus laboratórios e instalações”.
Essa iniciativa começou em 2004 e está sob a responsabilidade do Núcleo de Gestão da Qualidade, coordenado pela pesquisadora Clarissa Silva Pires de Castro e composto pelos seguintes membros: Heloísa da Silva Frazão, Eliana de Fátima Santana, Luzia Helena Corrêa Lima, Marise ventura Coutinho e Zilneide Pedrosa de Souza Amaral. No LBE, a responsabilidade pela implantação do Sistema da Qualidade é da técnica Lílian Botelho Praça.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, representada pela alta administração e de acordo com a missão institucional, assume o seguinte compromisso a partir da implantação do Sistema da Qualidade: “Garantir a excelência dos resultados técnicos e manter-se competitiva e sustentável na geração de conhecimento e tecnologias, na prestação de serviços e na inovação, por meio da permanente evolução do seu corpo técnico e gerencial e do cumprimento dos requisitos das normas de qualidade.”
O escopo da Qualidade na Unidade hoje abrange 16 laboratórios, cinco setores, três núcleos e dois comitês. A implantação do Sistema de qualidade é requisito para conseguir a acreditação de seus laboratórios nas normas de qualidade junto aos órgãos competentes.
Próximo passo
Depois de conseguir a sua primeira acreditação, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia já se prepara para novos desafios. O próximo passo é solicitar a acreditação na norma ISO 17025 de ensaios envolvendo a coleção de microrganismos do LBE para tornar a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia um Centro de Recursos Biológicos (CRB).
Fonte:
Embrapa
11/02/2014 15:43
Artigos Relacionados
Embrapa inaugura Laboratório Multiusuário de Bioinformática
Novo laboratório da Embrapa desenvolverá embalagens comestíveis e biodegradáveis
Embrapa terá Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão
Embrapa inaugura laboratório na China nesta quarta-feira
Pronatec Brasil Sem Miséria certifica mais de 2,5 mil alunos em Uberlândia (MG)
Projeto Padaria Artesanal certifica mais de 60 alunos por semana