Inmetro divulga selo amazônico no Pará



Membros da coordenação do programa de Avaliação da Conformidade para produtos Manufaturados com Matéria-Prima da Amazônia Brasileira, mais conhecido como Selo Amazônico, participaram na terça-feira (30) da Reunião Regional e Orçamentária - Norte, da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ - Inmetro), que acontece em Belém (PA). O objetivo da participação foi divulgar o projeto, idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A execução do projeto está a cargo da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) por meio do Comitê Selo Amazônico. A participação da coordenação do comitê na reunião marcou o início dos trabalhos de divulgação do programa nos estados da Amazônia Brasileira (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

De acordo com a coordenadora do projeto pela Fucapi, Hyelen Gouvêa, o resultado foi extremamente positivo. Representantes dos Institutos Estaduais de Pesos e Medidas (Ipems) do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima demonstraram interesse em marcar reuniões para divulgação do projeto em seus estados.

"A adesão por parte dos Ipems foi dentro do esperado. Agora, vamos dar andamento ao processo e providenciar o agendamento das novas reuniões o quanto antes a fim de firmar novas parcerias", disse a coordenadora, ressaltando que "através dessa certificação poderá ser feito um melhor monitoramento de matéria-prima, minimizando assim a depreciação da marca ‘Amazônia’ e tudo o que está por trás dela".

O projeto Selo Amazônico foi criado para agregar valor aos produtos da região Amazônica, visando garantir o monitoramento quanto à qualidade, segurança, requisitos ambientais, econômicos, sociais e procedência da matéria-prima. Em julho, foi firmado termo de cooperação técnica entre a Suframa e o Inmetro para criação do Programa de Certificação de Produtos da Amazônia Brasileira.

A Reunião Regional e Orçamentária Norte, da RBMLQ - Inmetro, é o evento de maior visibilidade do setor na Amazônia e visa promover a divulgação, discussão e troca de informações sobre temas relacionados à metrologia, normatização e qualidade industrial.


Fonte:
Inmetro



31/08/2011 18:24


Artigos Relacionados


Inmetro prorroga prazo para venda de cadeirinha sem selo

Produtos da Amazônia terão selo do Inmetro

Ipem apreende 70 brinquedos sem selo do Inmetro

Ipem-SP passará a fiscalizar selo do Inmetro em eletrodomésticos

Ipem-SP alerta sobre o selo do Inmetro em termômetros

Laboratórios agropecuários deverão apresentar selo de qualidade do Inmetro