Inmetro notifica fornecedores de brinquedos em recall nos EUA e União Europeia



O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) notificou os fornecedores e os organismos brasileiros acreditados responsáveis pelos processos de certificação dos brinquedos Toy dart gun sets, Push around buggy e Lovely mobile phone, que tiveram recalls anunciados nos Estados Unidos e na União Europeia. O objetivo é obter as informações necessárias para definir as ações a serem tomadas.


O recall do brinquedo Lovely mobile phone foi anunciado na União Europeia (UE) pelo produto apresentar nível de emissão de ruído superior ao permitido na norma local, o que pode causar danos à audição das crianças que o utilizem. Na UE, o brinquedo teve as vendas suspensas e deve ser retirado do mercado imediatamente.


O brinquedo Toy dart gun sets teve recall anunciado nos EUA depois de terem sido registrados dois acidentes fatais com crianças que ingeriram acidentalmente partes do produto. O brinquedo Push around buggy também teve recall nos EUA por apresentar problemas que podem causar danos à saúde de seus usuários. De acordo com o CPSC, órgão norte-americano responsável por estes alertas, os dois produtos tiveram suas vendas suspensas no território norte-americano e devem ser retirados do mercado imediatamente. 


O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) já foi informado sobre a situação, para que possa aplicar as medidas que julgar convenientes. O Inmetro está monitorando atentamente o desenvolvimento destas situações e tomando todas as medidas aplicáveis, visando a segurança do consumidor brasileiro.


As ações sobre esse processo serão divulgadas no site do instituto. Os interessados poderão obter esclarecimentos adicionais na Ouvidoria do Inmetro, por meio do telefone 0800 285 1818. 


Fonte:
Inmetro



28/05/2010 17:32


Artigos Relacionados


Ipem notifica 18 lojas de roupas infantis sem o selo do Inmetro

Ipem apreende 70 brinquedos sem selo do Inmetro

Fundação Procon-SP notifica BMW sobre comunicado de recall irregular

Fundação Procon notifica e montadoras refazem comunicados de recall

Brinquedos comercializados nos EUA e Canadá passam por recall

Fundação Procon-SP notifica Toyota sobre comunicado irregular de recall