Inpe divulga mapas da estiagem no Sul



No Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/Inpe), em Santa Maria (RS), o Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias para Desastres Naturais e Eventos Extremos (Geodesastres-Sul) utilizou imagens de satélites para mapear as áreas recentemente atingidas pela estiagem no sul do Brasil.

O Inpe realizou o mapeamento em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do Laboratório de Estiagem para a Região Sul do Brasil (LESul), mantido por ambas as instituições para analisar a dinâmica da vegetação nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outras pesquisas e atividades.

Todas as informações foram enviadas à Defesa Civil dos três estados. Nos mapas, o estado da vegetação é classificado em sete níveis que variam do extremamente seco ao extremamente verde. “Vemos nos mapas uma enorme diferença entre a primavera e verão, revelando como a estiagem se agravou desde setembro”, comenta a pesquisadora Tania Maria Sausen, responsável pelo Núcleo Geodesastres-Sul do Inpe.

As imagens de satélites mostram que na primavera, a seca atingia 18,6% da área da região Sul. Na primeira imagem obtida no verão correspondente ao período de 19/12/2011 a 01/01/2012. A estiagem já atingia 54,7%. Na segunda imagem (01/01/2012 a 16/01/2012) a área atingida pela estiagem é de 49,1%. A redução do percentual entre as duas imagens obtidas no verão reflete a ação das chuvas que ocorreram no período.

Os dados da região comprovam que, tanto na primavera como no verão, o Rio Grande do Sul foi o mais afetado, pois chegou a ter 58,7% de sua área atingida pela estiagem. O estado é seguido pelo Paraná, que antes das chuvas tinha 54,3% de seu território sob os efeitos da seca.

O levantamento dos municípios da região Sul mais afetados entre os meses de novembro e janeiro, bem como os mapas, está disponível para donwload no site do Inpe.

 

Fonte:
Inpe

 



03/02/2012 16:43


Artigos Relacionados


Inpe divulga novo ranking de incidência de raios

Inpe divulga dados do desmatamento da Amazônia até outubro

Inpe divulga taxa oficial de desmatamento na Amazônia Legal

Inpe divulga imagens que mostram detalhes da destruição na região serrana do Rio

Sarney abre a mostra "O Tesouro dos Mapas"

Estação ecológica de Maracá (AP) produz mapas de trilhas