Inpe e Fapesp realizam curso sobre geoprocessamento para políticas sociais
O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com a Divisão de Processamento de Imagens (DPI), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), realizará treinamento de geoprocessamento com o software livre TerraView – Política Social. O aplicativo é construído a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib para visualização e exploração de dados geográficos.
O curso, que tem duração de 20 horas, será realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro e 24, 25 e 26 de novembro, das 9h às 17h. O objetivo é dar suporte a usuários não especialistas voltados, principalmente, para a área de políticas sociais, como educação, saúde, transferência de renda e habitação, a partir do software livre, desenvolvido pelo Inpe.
Os participantes conhecerão as funcionalidades básicas e serão habilitados a explorar as possibilidades de apresentação e de análise espacial de dados sociais, econômicos e demográficos. Ao final do treinamento, os participantes poderão visualizar, pesquisar e analisar dados geográficos e tabulares, além de gerar mapas e gráficos com qualidade cartográfica.
O curso será ministrado no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA), na Rua Vergueiro, 1759, ao lado do metrô Paraíso, em São Paulo, e tem custo de R$ 400.
Mais informações e inscrições no site do Centro da Metrópole.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
18/10/2010 17:27
Artigos Relacionados
Inpe realiza curso para professores sobre uso de imagens de satélite
Municípios realizam encontros preparatórios sobre políticas públicas para a educação
Inpe promove curso sobre microfísica de nuvens
Mozarildo repudia dados do Inpe e recomenda a Minc que faça curso intensivo sobre Amazônia
MDA e Embrapa realizam curso sobre boas práticas de fabricação em Irecê (BA)
Ipea promove curso sobre políticas públicas para técnicos federais